ciencia

Como baleias podem ensinar cientistas a falar com alienígenas

Creditos: G1 Ciência

A
equipe de pesquisadores liderada por Josie Hubbard, especialista em comportamento animal na Universidade da Califórnia em Davis, conseguiu uma "conversa" com uma baleia jubarte durante uma expedição de pesquisa na costa sudeste do Alasca em 2021. A baleia, chamada Twain, respondeu ao chamado de volta emitido por uma equipe de seis cientistas que estavam a bordo de um navio de pesquisa. A equipe usou um alto-falante subaquático para transmitir o chamado de volta para a baleia. Durante a troca, a baleia combinou consistentemente as variações de intervalo entre a reprodução de cada chamada. Este foi considerado o primeiro passo para a comunicação com a inteligência não-humana.

    Apesar dos desafios enfrentados pelos pesquisadores ao estudar baleias, como a dificuldade de localizar e encontrar grupos de baleias, o projeto Ceti (iniciativa de tradução cetacea) liderado por David Gruber está usando microfones em boias, peixes robóticos e etiquetas instaladas nas costas das baleias para decifrar a comunicação das baleias. A equipe usou algoritmos de machine learning para detectar e classificar cliques, com resultados previstos para serem publicados em 2024.

    A capacidade de falar com as baleias poderia ser usada para caçá-las, por exemplo? No entanto, Samantha Blakeman, gestora de dados marinhos no Centro Nacional de Oceanografia dos EUA, alerta que devemos ter cuidado com o antropomorfismo ao estudar as baleias. As baleias-de-barbatanas estão no topo da cadeia alimentar e desempenhar um papel importante no ecossistema. Mais de um quarto de todas as espécies de cetáceos estão ameaçadas, em grande parte devido à atividade humana. As baleias também produzem fertilizantes naturais, diz Blakeman. No entanto, um fator limitante para a vida no oceano é a falta de ferro. Os excrementos das baleias contêm alta concentração de ferro. Elas se alimentam em uma área e excretam em outra.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre ciencia
ciencia

Por que as rochas da Terra lembram as de Mercúrio

Do núcleo absurdamente grande à desconcertante composição química de sua superfície, Mercúrio é um planeta repleto de surpresas. NASA/JOHNS HOPKINS UNIVERSITY/CARNEGIE INSTITUTION OF WASHINGTONA curiosidade matou o explorador. E Nicola Mari temia qu
Mais noticias para voce
economia

Nível do Guaíba bate 4,5 metros e se aproxima de recorde; nº de mortos aumenta no RS

Até a manhã desta sexta-feira (3), 32 pessoas morreram no estado, 74 estão desaparecidas e outras 56 ficaram feridas; rodoviária de Porto Alegre foi tomada pelas águasThe post Nível do Guaíba bate 4,5 metros e se aproxima de recorde; nº de mortos aumenta