economia

Ação de petroleira argentina já subiu 1.400% – e espera mais com política de Milei

Creditos: InfoMoney

M
iguel Galuccio é conhecido por sua experiência em xisto e liderou as primeiras incursões em seu campo de petróleo e gás conhecido como Vaca Muerta na Argentina. Após a descoberta da "mancha de xisto", permaneceu inativa por cerca de um século até que Galuccio assumiu o comando da empresa estatal YPF e iniciou seu próprio empreendimento, a Vista Energy. Com o petróleo começando a fluir das reservas situadas na árida extremidade ocidental da Patagônia, Galuccio fez uma fortuna em troca. As ações da Vista negociadas em Nova Iorque subiram cerca de 1.400% nos últimos três anos, superando facilmente todas as outras cerca de 100 empresas petrolíferas globais que valiam bilhões de dólares ou mais. A participação de 7,9% de Galuccio está agora avaliada em cerca de US$ 370 milhões.

    O próximo capítulo para a Vista e a Argentina está agora nas mãos de Galuccio e do presidente Javier Milei, que promete ir onde nenhum líder argentino se aventurou com sucesso durante três décadas, desregulamentando a economia rigidamente controlada do país. Os planos dos líderes do xisto argentino prevêem que a produção diária de petróleo bruto em Vaca Muerta pode atingir 1 milhão de barris em 2030, cerca do triplo do que é hoje. Isso não é uma pequena consequência para um mundo que prevê consumir quantidades quase recordes de combustível nos próximos anos.

    Miguel Galuccio afirmou que para crescer para 1 milhão de barris, é necessário adicionar cinco plataformas por ano e para isso é necessário tornar a Argentina ainda mais investível. A economia argentina caminha para sua sexta recessão em uma década e os milhares de milhões de dólares são vitais para recuperar a economia. Milei tem interesse em libertar Vaca Muerta, uma vez que o petróleo bruto é uma rota relativamente rápida para trazer receitas adicionais de exportação para a Argentina.

    No entanto, parte do progresso de Milei tem sido mais lento do que os investidores gostariam, enquanto ele enfrenta uma inflação elevada. Os barris de petróleo na Argentina ainda valem menos do que os valores de referência globais e os controles de capital permanecem em vigor. A Argentina produz atualmente mais de 350 mil barris por dia de óleo de xisto e exporta um terço deles. Isso é apenas uma fração do que os perfuradores produzem na prolífica Bacia do Permiano nos Estados Unidos. Mas foi o suficiente para enriquecer Galuccio.

    A Vista conseguiu mostrar excelente economia em suas áreas de xisto e superar continuamente o guidance, justificando a recuperação das ações, apesar dos elevados múltiplos de negociação. A Vista foi fundada por Galuccio em 2017. Ele agora faz parte do conselho da SLB, o grande fornecedor de serviços petrolíferos. Os investidores da Vista devem apostar no cumprimento da guidance de produção de 100.000 barris de petróleo e gás por dia da empresa em 2026. A YPF continua confortavelmente a ser o maior produtor sob a nova gestão nomeada por Milei e estimulada pela construção de oleodutos. Uma guerra de licitações que inclui a Vista está em andamento para adquirir blocos de petróleo de xisto que a Exxon Mobil planejava desenvolver. A Exxon está saindo de Vaca Muerta ao concentrarse em outros lugares, incluindo a Guiana. A flexibilização dos controles de capitais permitirá à Argentina acelerar o desenvolvimento de Vaca Muerta.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Magalu e Aliexpress fazem acordo para vender produtos em ambos os marketplaces

O Aliexpress, do grupo chinês Alibaba, passará a vender como seller do marketplace do Magalu (3P), enquanto a companhia brasileira oferecerá produtos do seu estoque próprio no Aliexpress.The post Magalu e Aliexpress fazem acordo para vender produtos em am
Mais notícias sobre economia
economia

Número de mortos em ataque no Daguestão sobe para 19, dizem autoridades russas

Houve ataques coordenados em duas das cidades mais importantes da região; homens com armas automáticas invadiram uma igreja ortodoxa e uma sinagoga na antiga cidade de DerbentThe post Número de mortos em ataque no Daguestão sobe para 19, dizem autoridades
Mais noticias para voce
economia

Magalu e Aliexpress fazem acordo para vender produtos em ambos os marketplaces

O Aliexpress, do grupo chinês Alibaba, passará a vender como seller do marketplace do Magalu (3P), enquanto a companhia brasileira oferecerá produtos do seu estoque próprio no Aliexpress.The post Magalu e Aliexpress fazem acordo para vender produtos em am