games

AMD FSR 3.1 tem melhorias de imagem, mas ainda fica atrás dos rivais

Creditos: Adrenaline - Games

O
AMD FSR 3.1 está disponível em alguns jogos, especialmente os ports de PlayStation para PC feitos pela Nixxes Software. Embora haja melhorias em relação à versão anterior da tecnologia da AMD, ela ainda fica atrás dos rivais da Intel e NVIDIA. Um recente podcast do Digital Foundry mostrou um comparativo entre o FSR 2.2, FSR 3.1, DLSS 3.7 e XeSS 1.3, todos versões atuais das tecnologias de upscaling. Todas as tecnologias foram configuradas no modo equilibrado, exceto o Intel XeSS 1.3 que mudou seu esquema de escalonamento na nova versão da tecnologia. O resultado do teste considera o uso de uma GPU Arc, que apresenta um resultado melhor.

    O FSR 3.1 ainda tem o que melhorar e a imagem acima mostra claramente que ele fica consideravelmente atrás da qualidade de imagem apresentada por seus rivais, apesar de haver uma melhora (não tão substancial) em relação ao FRS 2.2. A diferença visual fica bem clara nos cabelos de Aloy. Uma análise final do Digital Foundry sobre a tecnologia será publicada posteriormente.

    Já o comparativo abaixo mostra como Horizon Forbidden West está com o FSR 3.1 em comparação com a versão 3.0, além do DLSS mais o gerador de quadros da AMD. Este é outro comparativo que deixa claro como o DLSS é superior em lidar com a água do jogo, por exemplo, elemento que teve maior foco nesse teste. Embora haja uma melhora da nova versão da tecnologia da AMD sobre a anterior, ela ainda fica consideravelmente atrás da solução da NVIDIA em termos de qualidade de imagem.

    Por outro lado, a melhoria de imagem do AMD FSR 3.1 não parece exigir mais da placa de vídeo, já que entrega o mesmo desempenho de sua versão anterior. Além disso, o gerador de quadros da AMD não parece causar artefatos consideráveis no jogo, mas teríamos que ver um comparativo com a solução da NVIDIA para termos certeza.

    Em março deste ano, a AMD sinalizou que está trabalhando em uma atualização para sua tecnologia de upscaling que trabalha com IA, assim como o DLSS. Isso pode fazer com que ela não mais tão atrás, embora limite a disponibilidade do FSR como acontece hoje em dia.

Ver notícia completa...