politica

Após reações contra o avanço do PL do aborto na Câmara, Senado decide pôr projeto em debate

Creditos: G1 Política

O
texto discute o procedimento médico conhecido como assistolia fetal, que é feito em casos de aborto gestacional acima de 22 semanas. O pedido de abertura de debates também é assinado por lideranças do Senado ligadas à base do governo, MDB e Republicanos, e de oposição: PL e Podemos. O pedido de abertura de debates também é assinado por lideranças do Senado ligadas à base do governo, MDB e Republicanos, e de oposição: PL e Podemos. O presidente do Senado afirmou que o debate sobre a legalização do aborto será tratado sem pressa de acordo com o regimento interno da Casa, as sessões de debate temáticas têm como objetivo "tratar de tema relevante de interesse nacional".

    O que é assistolia fetal? A assistolia fetal consiste em uma injeção de produtos que induz à parada do batimento do coração do feto antes de ser retirado do útero da mulher. O procedimento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para casos de aborto legal acima de 22 semanas (cerca de 5 meses). Se o procedimento é feito antes desse prazo, o Ministério da Saúde orienta que o profissional ofereça à mulher a opção de escolha da técnica a ser empregada: o abortamento farmacológico (induzido por medicamentos), procedimentos aspirativos (como a aspiração manual intrauterina) ou dilatação seguida de curetagem. No entanto, a resolução do CFM vai contra o que diz a lei brasileira, que não prevê um prazo máximo para interromper a gravidez de forma legal.

    O maioria nas redes sociais é contra projeto que compara aborto a homicídio. O aborto é crime no Brasil, mas existem três situações em que ele é permitido: anencefalia fetal, ou seja, má formação do cérebro do feto; gravidez que coloca em risco a vida da gestante; gravidez que resulta de estupro. Para os casos de gravidez de risco e anencefalia, é necessário apresentar um laudo médico que comprove a situação. Além disso, um exame de ultrassonografia com diagnóstico da anencefalia também pode ser pedido. Já para os casos de gravidez decorrente de violência sexual – e estupro engloba qualquer situação em que um ato sexual não foi consentido, mesmo que não ocorra agressão –, a mulher não precisa apresentar Boletim de Ocorrência ou algum exame que ateste o crime. Basta o relato da vítima à equipe médica.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Porte de maconha para uso pessoal: descriminalizar não é legalizar nem despenalizar; veja a diferença

STF decidiu nesta terça descriminalizar o porte para uso pessoal. Nesta quarta, o tribunal vai fixar qual é a quantidade máxima que configurará uso pessoal. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (25) descriminalizar o porte de maconh
Mais notícias sobre politica
politica

Banco Central faz post com meme de filme e indireta ao governo: 'A vontade de gastar sem poder'

Meme do Banco Central é indireta ao governo LulaDivulgaçãoO Banco Central fez um post em suas redes sociais nesta terça-feira (25) com um meme do filme Divertida Mente 2 e uma indireta ao governo federal. O meme fala sobre uma emoção nova chamada 'a