geral

Beryl: qual o impacto de um furacão categoria 5, como o que atinge o Caribe?

Creditos: G1

O
furacão Beryl atingiu quatro mortos em São Vicente e Granadinas e Granada, países do sudeste do Caribe, de acordo com as autoridades locais. O furacão foi classificado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) como "extremamente perigoso" e pode atingir ventos de até 260 km/h.

    O que significa um furacão categoria 5? A medição se dá com base numa escala criada nos anos 1970 pelo engenheiro Herbert Saffir e pelo meteorologista Robert Simpson nos EUA —por isso, ela ganhou o nome de escala Saffir-Simpson. A escala de acordo com a intensidade é a seguinte:

    - Categoria 1: potencial de causar alguns danos, com ventos de 119 a 153 km/h.

    - Categoria 2: potencial de causar grandes danos, ventos de 154 km/h a 177 km/h.

    - Categoria 3: potencial de causar danos devastadores, com ventos de 178 km/h a 208 km/h.

    - Categoria 4: potencial de causar danos catastróficos, com ventos de 209 km/h a 251 km/h.

    - Categoria 5 (estágio atual do Beryl): potencial de causar danos catastróficos, com ventos de mais de 252 km/h.

    O Beryl tocou solo na ilha de Carriacou, em Granada, e passou por São Vicente e Granadinas e Barbados. Agora, segundo um boletim do NHC desta terça-feira (2), se aproxima da Jamaica, onde deve passar na quarta-feira (3). Durante a semana, o furacão continuará avançando pelo Caribe em direção à costa do México. No entanto, as autoridades projetam que o fenômeno perca força ao longo dos dias. Ainda assim, alertas foram emitidos para as Ilhas Cayman, Belize e para cidades que estão no sudoeste do Golfo do México.

    O Beryl é o primeiro da temperada de furacões na região -- que geralmente vai de julho a setembro -- e o maior já registrado em um mês de junho na história do Caribe. O furacão começou a se formar na última semana como uma instabilidade e foi ganhando força. A cronologia do Beryl é a seguinte:

    - 25 de junho: começa uma instabilidade na atmosfera, favorecendo a formação de uma tempestade;

    - 28 de junho: o que era uma instabilidade, ganha força seguindo em direção ao Caribe e se transforma em uma tempestade tropical. Até aqui, a previsão era de ventos de 56 km/h;

    - 30 de junho: passou a ser classificado como furacão e entrou na categoria 3 (de uma classificação que vai até 5);

    - Ainda no dia 30 de junho: passou a categoria 4, com alerta de extremo perigo, com ventos de até 240 km/h;

    - 1º de julho: reclassificado para a categoria 5.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Polícia prende homem apontado como responsável por fábrica clandestina de armas e munição em Piedade

Segundo a Polícia Civil, Carlos Renato Fernandes Freitas, o Renatinho, fornecia material para a facção Comando Vermelho (CV). Polícia prende traficante responsável por fábrica clandestina de armas e munições em PiedadeA Delegacia Especializada em Arm