economia

Brasil ultrapassa EUA e já é maior exportador de algodão do mundo

Creditos: InfoMoney

A
safra de algodão de 2023/2024 do Brasil elevou o país ao posto de maior produtor do mundo, com mais de 3,7 milhões de toneladas colhidas. O país também se tornou o maior exportador de algodão do mundo, superando os Estados Unidos. A notícia foi feita durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seu Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na conferência Anea Cotton Dinner, promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). A meta era prevista para ser alcançada somente em 2030. A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) celebrou o resultado da safra atual, com 60% da produção comercializada.

    O presidente da Anea, Miguel Faus, lembrou que há cerca de duas décadas o Brasil era o segundo maior importador mundial. "Essa guinada se deve a muito trabalho e investimento na reconfiguração total da atividade, com pesquisa, desenvolvimento científico, profissionalismo e união", ressaltou o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel. A Abrapa atribui o bom desempenho dos produtores à interligação entre produtores e a indústria têxtil brasileira. As exportações brasileiras se recuperaram também pela maior demanda de países como Paquistão e Bangladesh, que no ciclo anterior compraram menos devido a dificuldades financeiras para abrir cartas de créditos. Entre os principais mercados do algodão brasileiro estão China, Vietnã, Bangladesh, Turquia e Paquistão.

    O governo brasileiro recebeu o anúncio, pela Região Administrativa Especial (RAE) de Hong Kong, China, da aprovação sanitária para a exportação de penas de aves do Brasil. A abertura amplia o mercado para produtos avícolas do Brasil, refletindo a confiança no sistema de controle sanitário brasileiro. Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança sua 72ª abertura de mercado neste ano, totalizando 150 aberturas desde o início de 2023.

    O Brasil abriu seu terceiro consulado-geral na parte continental da China, em Chengdu, capital da Província de Sichuan, no sudoeste do país. Com seu distrito consular abrangendo Sichuan, Chongqing, Guizhou, Yunnan e Shaanxi, o consulado-geral é estabelecido após os em Shanghai e Guangzhou. Cézar Amaral tornou-se o primeiro cônsul-geral do Brasil em Chengdu. A abertura do consulado-geral é uma sinalização do aprofundamento da cooperação entre os dois países, segundo Marcos Galvão, embaixador brasileiro na China.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Regulamentação da reforma tributária será votada a partir da próxima quarta, diz Lira

O grupo de trabalho que analisou a regulamentação dos novos tributos sobre o consumo apresenta o relatório nesta quinta-feiraThe post Regulamentação da reforma tributária será votada a partir da próxima quarta, diz Lira appeared first on InfoMoney.
Mais notícias sobre economia
economia

Eduardo Leite diz que aeroporto de Porto Alegre pode reabrir em outubro

O governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, afirmou nesta quarta-feira (3), em entrevista ao GloboNews Mais, que o aeroporto de Porto Alegre pode ser reaberto em outubro. O aeroporto Salgado Filho está fechado desde maio, após as fortes chuvas e as
Mais noticias para voce
geral

Funcionário de escola municipal de Votorantim é afastado após denúncia de abuso sexual contra aluno

Vítima relatou à mãe que havia sido abusada pela pessoa. Prefeitura não informou em qual escola teria ocorrido o suposto crime, mas confirmou que abriu um procedimento interno e solicitou imagens das câmeras de videomonitoramento. DDM de Votorantim (