geral

Como escola pública em município que já esteve entre mais desmatados da Amazônia se destacou pela sustentabilidade

Creditos: G1

A
escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, localizada em Itaituba, tem como objetivo educar seus alunos como "guardiões ambientais da Amazônia". Os professores, alunos e colaboradores trabalham juntos para encontrar soluções práticas para combater o desmatamento e envolver as comunidades na preservação do meio ambiente.

    A iniciativa "Brechó – Moda Circular e Sustentável" foi ideiada pela professora Eliude Ramos, que trabalha na instituição desde 2020 e leciona no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os alunos da educação especial e sem deficiência trabalharam juntos para criar um brechó ecológico, onde as vendas eram pelas redes sociais.

    A iniciativa virou artigo científico apresentado no Instituto Federal do Pará (IFPA) e recebeu menção honrosa. Os alunos da escola doaram sementes de ipês amarelos, que foram plantadas no berçário improvisado para que elas germinassem. A iniciativa aumentou as espécies de vegetais cultivadas, com açaí, buriti e jatobá, e ganhou mais pessoas colocando a mão na massa.

    Albert Mateus Rodrigues Pereira, um estudante com autismo do ensino médio na escola, participou da iniciativa e aprendeu sobre preservação do meio ambiente e respeito por ele. Ele também praticou Tai Chi Chuan, uma arte marcial que equilibra o espírito, o corpo e a mente.

    A cidade de Itaituba já esteve na lista das cidades que mais desmataram na Amazônia Legal. No entanto, o governador Helder Barbalho anunciou a assinatura do decreto de emergência ambiental para o reforço da segurança em 15 municípios onde há garimpo e desmatamento ilegal no Pará, incluindo Itaituba.

    Recentemente, as cidades que integram o decreto apresentaram queda no alerta de desmatamento de 66%, entre agosto do ano passado e fevereiro de 2024. Sobre Itaituba, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que Itaituba teve redução de 68% no desmatamento em 2023, em relação ao ano anterior, 2022.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Mulher que mora em cemitério há 21 anos fala sobre rotina próximo aos túmulos: 'Não tenho medo de quem morreu'

Maria Trindade da Silva, de 64 anos, passou a morar em uma casa localizada no Cemitério Parque da Saudade, em Iguatu, interior do Ceará, com o marido que era coveiro. Após ficar viúva, há três meses, ela agora passa por dificuldades. Cearense mora em
Mais notícias sobre geral
geral

Professor que perdeu R$ 700 após devolver PIX recebido por engano recupera dinheiro: 'Agora posso ficar mais tranquilo'

Antes da situação ser resolvida, empresário também se solidarizou com a história e fez transferência de presente para o professor. Jovem recebe Pix de R$ 700 por engano, devolve dinheiro, mas fica no prejuízo após banco também estornar valorArquivo