geral

Como um parque tecnológico pode transformar ideias em empresas inovadoras

Creditos: G1

A
cidade de Joinville, no Brasil, tem uma forte cultura de empreendedorismo e inovação, com mais de 60% das 164 startups registradas na cidade surgindo por meio de programas de fomento à inovação, de acordo com o Mapeamento de Startups realizado pelo Join.Valle em 2022. Essa crescente cena de empreendedorismo coincide com o início das operações do Ágora Tech Park em 2019, um parque tecnológico privado que abriu no maior complexo industrial da América do Sul. O Ágora Tech Park tem ampliado o número de programas de desenvolvimento de startups, laboratórios de inovação aberta e fundos de capital de risco, como o Join.VC, que reúne investidores-anjo locais em parceria com a Bossanova Investimentos.

    Nos últimos cinco anos, a cidade tem dado um salto em rankings de desenvolvimento econômico e de inovação, figurando em terceiro lugar nacional no Índice de Cidades Empreendedoras (Endeavor/ENAP) e na 536a posição entre mais de 1000 cidades globais que se destacam no cenário de tecnologia. Algumas startups locais também têm se destacado no cenário nacional, recebendo rodadas significativas de investimento - como Asaas e ContaAzul. Outras startups joinvilenses chamaram a atenção de grandes empresas e foram adquiridas por grupos internacionais e nacionais, como a Pollux e a Transfeera.

    O ecossistema para todas as fases da inovação no Ágora Tech Park é aberto para todos que buscam desenvolver seus projetos e precisam dar o match com empreendedores, mentores, especialistas, investidores e possíveis clientes - o ciclo completo da inovação. A participação nos Startup Weekend é essencial para quem deseja transformar uma ideia em um projeto concreto. Durante um fim de semana intenso, os participantes trabalham para converter um propósito em um projeto viável, incluindo ouvir potenciais clientes, criar uma marca e apresentar a ideia a um grupo de especialistas que avaliarão sua relevância.

    O programa de \"pré-incubação\" de ideias, o Nascer, é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), realizado no Ágora Tech Park. Durante cinco meses, qualquer cidadão que queira empreender com base em ideias criativas e inovadoras terá atividades gratuitas, como palestras, workshops, mentorias e networking que facilitam aos idealizadores desenvolverem e validarem suas ideias diante do mercado.

    A Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), criada pelo Join.valle em 2019, já teve 11 edições e é um programa que dura duas semanas e os empreendedores seguem uma metodologia de validação que ajudou a gerar dezenas de startups na região. A incubadora Softville Ágora é pioneira em Santa Catarina na adoção da metodologia do MIDITEC, uma das cinco melhores do mundo para projetos nascentes.

    O programa LinkLab Ágora, promovido pela ACATE, é uma plataforma de inovação aberta que conecta grandes empresas (corporates) a startups, que são convidadas a conhecer os desafios do mercado e propor soluções inovadoras. O Ágora Tech Park é a sede da turma de Joinville do Startup SC, um programa modelo no Brasil para o desenvolvimento de empresas inovadoras que já estão no mercado e desejam tracionar e captar investidores.

    Os programas de desenvolvimento oferecem aos empreendedores suporte durante as fases iniciais de validação e tração comercial dos produtos e serviços, conexão com universidades, entidades e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, conexão entre indústrias e startups para desenvolvimento conjunto de inovações, apoio em projetos de inovação aberta e acesso a um ecossistema de tecnologia diversificado, seleção de startups para modelos de incubação residentes e virtuais, e integração com a rede estadual de inovação e apoio contínuo para desenvolvimento de negócios.

    A Becon, que desenvolve uma plataforma de multi-atendimento e construção de bots para empresas do varejo, é um típico exemplo de como um ambiente de inovação pode acelerar negócios. Criada em 2017, a Becon começou como um projeto do Startup Weekend Joinville daquele ano – e ficou em segundo lugar. Em 2022, foi selecionada para o programa StartupSC e recebeu um aporte do fundo de seed Join.VC, criado por investidores do Norte catarinense em parceria com a gestora de venture capital Bossanova. A Becon acabou sendo comprada pela empresa de tecnologia brasileira CRM&Bonus em 2023, que caminha para ser uma das novas \"startups unicórnio\" do país.

Ver notícia completa...