geral

'Crocodilo pequeno': fóssil de espécie rara com mais de 237 milhões de anos é descoberto no RS

Creditos: G1

O
descobrimento de um fóssil de réptil pertencente ao grupo Gracilisuchidae, que é raro no registro fóssil, foi feito por pesquisadores do Rio Grande do Sul. O fóssil foi encontrado em um sítio na área rural do município de Paraíso do Sul, na região central do estado. O réptil, que viveu há mais de 237 milhões de anos, é um ancestral distante dos jacarés e crocodilos atuais e vivia exclusivamente em terra firme. O grupo Gracilisuchidae não é um ancestral direto dos jacarés e crocodilos, mas tem um grau de parentesco. A descoberta representa o primeiro Gracilisuchidae encontrado no Brasil e uma nova espécie para a ciência, que foi nomeada como Parvosuchus aurelioi, que significa "crocodilo pequeno". O paleontólogo Rodrigo Temp Müller explicou que o animal era carnívoro e se alimentava de carne, com dentes afunilados e em forma de punhal. A descoberta foi publicada no Scientific Reports, da revista britânica Nature.

Ver notícia completa...