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De enchente à seca: militares que atuaram no RS ajudam a combater os incêndios no Pantanal

Creditos: G1

O
bioma enfrenta uma situação de seca severa que torna o ambiente mais suscetível às queimadas descontroladas. O reforço foi bem-vindo neste momento e todas as forças que estão chegando para cá fazem uma grande diferença. O investimento na parte das aeronaves para ajudar no combate também está sendo feito. Os números de incêndios já superam os registrados no mesmo período de 2020, quando houve recorde de devastação no bioma. Mais de 3 mil focos de incêndio foram registrados no bioma entre 1º de janeiro e 29 de junho deste ano. Especialistas explicam que o aumento exponencial dos focos de incêndio no Pantanal ainda em junho é causado pela antecipação da temporada do fogo, que chegaria só entre o fim de julho e agosto, e a exposição do solo seco.

    Alguns militares da Força Nacional já cumpriram missões no Pantanal. Mais de 15 brigadistas que estão em Mato Grosso do Sul também atuaram no combate às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. O maior avião produzido na América Latina, KC-390, foi utilizado pela primeira vez contra incêndios na sexta-feira (28), no Pantanal. A aeronave, da Força Aérea Brasileira, é equipada com sistema de combate a incêndio e tem capacidade para carregar quase 12 mil litros de água.

    O KC-390 Millennium é operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN). Com uma espécie de caixa d'água gigante e um compartimento modular, os militares conseguem fazer sobrevoos baixos e lançar rajadas de água sobre o fogo. A caixa d'água gigante é chamada tecnicamente de Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS). Com um tubo que projeta água pela porta traseira, cerca de 12 mil litros podem ser despejados contra a área afetada pelo fogo. O sistema oferece maior precisão e aumenta significativamente a eficácia das operações de combate aos incêndios. Todo o processo operacional dos militares da FAB leva em consideração três barreiras: voo a baixa altitude; baixa velocidade; e elevadas temperaturas. O cargueiro é voltado para missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

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