economia

Dólar 'blue'? dispara na Argentina por esperança do fim do 'cepo'?. Entenda

Creditos: InfoMoney

A
taxa de juros real na Argentina continua negativa, enquanto o dólar "blue" continua sua tendência de alta, fortalecida em junho. A divisa fechou cotada a 1.405 pesos na segunda-feira, com uma alta de 2,93% ante a semana passada. A especulação é uma das principais razões para o aumento do valor do dólar.

    O "cepo" cambial é uma restrição de compra de moeda estrangeira, que também limita os movimentos de capitais fora do país e as importações de bens e serviços. Existem limites de compra de U$S$ 200 mensais para pessoas físicas e empresas não podem transferir dólares para o exterior ou pagar dívidas financeiras com suas matrizes.

    A política cambial rígida levou ao apelido de "cepo", um instrumento de tortura. A ex-presidente Cristina Kirchner instituiu o "cepo" em 2011 e odiava o apelido. A medida limita o investimento estrangeiro, impõe dificuldades às empresas e limita o acesso a bens e serviços importados.

    O FMI recomendou que a política cambial do país se torne mais flexível para refletir os fundamentos e salvaguardar o processo de desinflação e a acumulação de reservas. Com a liberação de mais uma tranche de US$ 800 milhões pelo Fundo e após as boas notícias vindas do Congresso, os agentes passaram a especular que a próxima fase do ajuste macroeconômico viria da liberação cambial, precedida de uma desvalorização semelhante à praticada em dezembro. Além disso, houve nas últimas semanas um procura maior por dólares devido às necessidades das empresas de fazer os pagamentos de metade dos bônus e gratificações de final de ano.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Tributária: relatório inclui Imposto Seletivo sobre carro elétrico e libera caminhão

O texto ainda traz inovações como um desconto maior na tributação do setor de construção civil, benefício para 'nanoempreendedores' e ajuste em cobrança sobre minério e petróleo; veja os principais pontosThe post Tributária: relatório inclui Imposto Selet