economia

Elie Horn, da Cyrela: 'Quero que escrevam no meu túmulo: esse homem tentou fazer o bem'

Creditos: G1 Economia

E
lie Horn é um empresário brasileiro que fundou a Cyrela Brazil Realty, uma das maiores incorporadoras do país. Ele é conhecido por sua trajetória bem-sucedida no setor imobiliário e por suas atividades filantrópicas.

    Horn nasceu em julho de 1944 em Alepo, na Síria. Com uma infância difícil, veio ao Brasil com sua família aos 11 anos, em 1955, alojados em uma cabine de terceira classe de um navio. O intuito era encontrar seu pai e seu irmão mais velho, que vieram ao país para conseguir trabalho e moradia, após a loja de tecidos da família em Beirute, no Líbano, ter ido à falência. Ele repetiu o 3º ano duas vezes. Aos 19 anos e recém-formado no ensino médio, ele foi trabalhar com seu irmão Joe, na corretagem de produtos químicos. O trabalho era vender soda cáustica e goma laca de porta em porta no Brás, bairro de São Paulo. Chegou a trabalhar na tecelagem de outro de seus irmãos, mas a parceria durou apenas seis meses. Pouco tempo depois, voltou a trabalhar com Joe, agora em novo negócio no ramo imobiliário. Passaram, então, a comprar e vender apartamentos e terrenos com pagamento a prazo. Após cinco anos como funcionário de seu irmão, Elie se tornou sócio da empresa e, anos depois, deixou a parceria para fundar a Cyrela, em 1961. Em 2005, a empresa abriu seu capital e foi à bolsa de valores de São Paulo. Atualmente, a empresa tem valor de mercado superior a R$ 7 bilhões.

    Elie Horn é conhecido por sua vocação filantrópica. Ele está há quase 10 anos na lista de bilionários que se comprometeram a doar 60% do seu patrimônio antes de morrer. Em 2015, ele e sua esposa, Suzy, entraram no The Giving Pledge. O empresário também comentou sobre seu projeto “Think Thank”, anunciado em abril deste ano e que junta 20 empresários voluntários para “gerar ideias para o bem”, afirmando que apesar de perceber uma melhora pequena no envolvimento de bilionários e da sociedade com a caridade, ainda falha “conscientização”.

    O livro de Horn, "Tijolos do Bem", conta a história de sua trajetória até o ponto atual. Ele fala sobre o processo de criação de sua biografia, compartilhou opiniões sobre o mercado imobiliário e sobre o atual momento econômico do país. Ele é conhecido por sua vocação filantrópica e tem uma série de iniciativas voltadas à caridade, como o Instituto Cyrela, a Liberta e o Movimento Bem Maior, por exemplo. Ele também é um dos signatários do movimento The Giving Pledge, de bilionários que prometem doar parte da sua fortuna ainda em vida.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Como ler rótulos de cafés e o que levar em conta na hora de escolher o produto

Em julho, termina o prazo para as marcas adaptarem suas embalagens às normas que entraram em vigor em janeiro de 2023, por meio da Portaria 570 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Em julho, termina o prazo para as marcas adaptarem suas em
Mais notícias sobre economia
economia

Juros nos EUA, cenário fiscal e declarações de Lula: veja a cronologia da disparada do dólar

O avanço mais recente da moeda norte-americana tem sido atribuído, principalmente, às questões internas, com foco nas repetidas declarações Lula '? cujo tom tem desagradado agentes do mercado financeiro. Notas de dólar.ReutersQuem tem acompanhado o n