geral

EUA têm política de tolerância zero com quem arranja confusão em voos

Creditos: G1

A
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu uma consulta pública para discutir regras mais rígidas contra passageiros indisciplinados. No entanto, nos Estados Unidos, não há tolerância para esses tipos de ações. A média de voos está maior do que em 2019, mas a oferta de voos e a quantidade de assentos é menor, o que faz com que os embarques sejam mais lentos e os aviões fiquem mais lotados. Em resposta a isso, os EUA adotaram uma campanha de tolerância zero para ataques de fúria dos passageiros em 2021.

    Os passageiros que não seguem as instruções da tripulação ou se envolvem em comportamentos que perturbam a ordem nos aviões ou nos aeroportos podem ser multados ou até ir para a cadeia se as multas se acumularem durante um incidente.

    No Brasil, a quantidade de casos de indisciplina foi de 735 em 2023, com média de dois por dia. A lei atual dos voos simples no Brasil é de 2022 e tem regras contra passageiros indisciplinados. No entanto, a consulta pública aberta no site da Anac permite que todos opinem por uma maior rigidez nas regras. Segundo a proposta, as ações dos passageiros serão classificadas em níveis – grave, gravíssima – e podem acarretar sanções administrativas e criminais. Além disso, os dados dos passageiros seriam incluídos em uma lista a ser compartilhada com todas as companhias aéreas brasileiras.

Ver notícia completa...