geral

Garantido abre terceira noite do Festival de Parintins 2024 valorizando saberes ancestrais

Creditos: G1

O
boi-bumbá Garantido abriu o último dia da 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, valorizando os saberes ancestrais como parte do projeto "Segredos do Coração". O bumbá da nação encarnada foi o primeiro a se apresentar. Inspirado no escritor indígena Ailton Krenak, o boi-bumbá Garantido levou como narrativa os olhos para o futuro e o respeito e reconhecimento dos saberes dos povos ancestrais. Um dos grandes momentos da noite foi o Ritual Indígena - item 4 -, que apresentou o rito "Jeroki Kaiowá", do povo Guarani dos Kaiowá, renovando o exemplo de esperança, mesmo com o território do seu povo invadido por fazendas, desmatado e com rios destruídos. O pajé do Boi Garantido, Adriano Paketá, destacou que representar no Festival um povo que ainda é tão perseguido é muito importante. O coordenador da arena do Garantido, Telo Pinto, pontuou sobre os acertos das últimas noites e a busca pelo 33º título. Na Galera (torcida), a Karoline Araújo veio pela terceira vez prestigiar o boi do coração.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição desta terça-feira, 2 de julho de 2024

Veja todos os vídeos do Jornal Anhanguera 2ª Edição desta terça-feira, 2 de julho de 2024. Veja todos os vídeos do Jornal Anhanguera 2ª Edição desta terça-feira, 2 de julho de 2024.
Mais notícias sobre geral
geral

Motorista embriagado que atropelou e matou mototaxista pega 8 anos de prisão no semiaberto; decisão revolta família

Após a sentença, Justiça expediu o alvará de soltura para Josemar Santos da Silva. Ele foi condenadopor homicídio, omissão de socorro, evasão do local para fugir da responsabilidade e direção de veículo automotor sob efeito de álcool. Lucas dos Santo