geral

Gilmar Mendes marca reunião conciliatória para discutir impasse do marco temporal

Creditos: Terra

O
ministro do STF, Gilmar Mendes, convocou uma reunião com representantes da União, Estados e municípios, além de associações indígenas, para discutir sobre a demarcação de terras. A reunião será em 5 de agosto e tem como objetivo buscar um consenso sobre o marco temporal, que é a tese de que os povos originários só têm direito a ocupar as terras ocupadas na promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. No entanto, essa tese é contestada por lideranças indígenas, que argumentam que as populações indígenas já estavam no Brasil muito antes da Constituição. A comissão especial funcionará até 18 de dezembro e terá participantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e outras entidades ligadas à causa.

    Em setembro do ano passado, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que estabelece o marco temporal como linha de corte para a demarcação de terras indígenas. O texto também permite a exploração de garimpos e plantações de transgênicos em terras indígenas, impede o crescimento de áreas já demarcadas e permite a celebração de contratos entre indígenas e não indígenas para explorar atividades econômicas nos territórios tradicionais.

    No entanto, seis dias antes da decisão do Legislativo, o Supremo Tribunal Federal rejeitou a tese com um placar de nove a dois. Os ministros consideraram inconstitucional um recurso do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina contra a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Em abril, Gilmar suspendeu todos os processos judiciais que questionam a Lei e comprometeu-se a resolver a questão de maneira consensual, através de reuniões conciliatórias.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Adolescente sobrevive a atropelamento por caminhão; veja as imagens do acidente

Vítima tem 15 anos de idade e está hospitalizada. Quadro de saúde é considerado estável. Caminhão atropela ciclista em MarabáUm adolescente de 15 anos sobreviveu ao atropelamento de um caminhão, do tipo caçamba, em Marabá, região sudeste paraense. O
Mais notícias sobre geral
geral

Estado confirma primeira morte por dengue no ano em Américo de Campos

Vítima é um idoso que teve início dos sintomas em 5 de junho e morreu no dia 8. A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou a primeira morte por dengue no ano em Américo de Campos (SP) nesta quarta-feira (3).? Participe do canal do g1 Rio Preto