geral

Governo determina desapropriação do 'Bar da Thays' para criação de espaço de convivência; local foi fechado pela Justiça

Creditos: G1

O
Governo do Piauí decidiu desapropriar a casa de eventos "Bar da Thaís", localizada na Vila Madre Teresa, bairro Samapi, Zona Leste de Teresina. A decisão foi tomada por meio de um decreto que determina que a desapropriação deve ser feita com urgência e que o espaço será transformado em um espaço de convivência para a juventude. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do Piauí.

    O novo espaço de convivência será responsável por promover ações das secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); Esportes (Secepi) e Cultura (Secult); e da Coordenadoria de Juventude do Piauí (Cojuv). A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será responsável por realizar a desapropriação, seja por meio de negociação ou via judicial, e pagar as indenizações com o caixa do orçamento estadual.

    O bar foi fechado definitivamente por decisão da Justiça e serviu como ponto de encontro para membros de uma facção criminosa ativa na Zona Leste de Teresina. A operação policial resultou na prisão de 75 pessoas, incluindo um suspeito de homicídio e quatro que utilizavam tornozeleira eletrônica. Além disso, foram apreendidas 10 armas (sete de fogo, duas de fabricação artesanal e um facão), munições, drogas, veículos e dinheiro.

    A casa onde uma família foi morta em um atentado foi transformada em uma delegacia e espaço de projeto social para atender à população de Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves. Antes, a população era atendida pela delegacia de Uruçuí, que fica a cerca de 150 quilômetros de distância. Com a inauguração da nova delegacia, a população de Baixa Grande do Ribeiro será atendida localmente.

Ver notícia completa...