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Grupo Boticário quer vender mais cosméticos acessíveis (e não só no preço)

Creditos: InfoMoney

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Grupo Boticário tem uma estratégia de inovação que impulsionou as suas vendas para ultrapassar os R$ 30,8 bilhões em 2023. A diversidade é um dos fatores que impulsionam as suas vendas. Mais de 60% dos lançamentos das marcas que compõem o grupo já consideram ao menos um atributo de diversidade e inclusão em sua concepção. O grupo está olhando para as particularidades para atender às necessidades e desejos dos consumidores e gerar impactos positivos.

    A área de D&I criou a Comunidade Beleza Livre, a primeira empresa no mercado de beleza a dar protagonismo de co-desenvolvimento para o público diverso. Cerca de 2 mil pessoas de grupos minorizados participam ativamente do processo de desenvolvimento com insights baseados nas necessidades específicas. Esses relatos colaboraram para a criação de produtos e acessórios inclusivos. Um dos produtos é uma base aderente para ser acoplada nos produtos que proporciona fricção para facilitar a abertura de embalagens de perfumes, loções e outros, evitando que os itens escorreguem. Outro é um engrossador multiuso para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores, que facilita a usabilidade de produtos como batons, máscara de cílios e creme para mãos. Os produtos podem ser retirados gratuitamente nas lojas após a companhia após um cadastro pelo site da marca. A ideia é trazer acessibilidade, autonomia e inclusão para os clientes.

    O Grupo Boticário trabalha com um time multidisciplinar de fisioterapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e pessoas com limitação motora para desenvolver novos produtos. Entre os itens desenvolvidos pelo grupo estão os pincéis de maquiagem da marca Quem Disse, Berenice? para pessoas cegas ou com baixa visão, que têm pontos táteis para identificação sensorial, coloração nas cerdas, para colaborar com o uso por pessoas com baixa visão e base quadrada para facilitar a pega e evitar rolamento. Outro exemplo é o protetor solar para rosto e corpo de Boti.Sun de O Boticário com acabamento 100% invisível, respeitando todos os tons de pele, e co-criado com o grupo de pessoas diversas.

    A próxima inovação a chegar ao mercado será o batom inteligente, projeto criado em parceria com a startup Neurobots. O dispositivo eletrônico de alta tecnologia está em fase de testes para aplicação de forma automática usando visão computacional para mapeamento dos lábios. A ideia é proporcionar maior autonomia para pessoas com deficiência visual ou membros superiores.

    A estratégia impacta diretamente no faturamento da companhia. A maioria dos consumidores está disposta a gastar mais com marcas que se preocupam com a sua experiência e os grupos minorizados representam 72% do consumo brasileiro de beleza. Para o vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, tão importante quanto o aumento no número de clientes e do faturamento é o tratamento adequado dessas informações. A base ativa de consumidores do grupo cresceu 13% e chegou a 24 milhões de pessoas em 2023.

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