geral

'Guerreiros de fim de semana': atletas de sábado e domingo também obtêm benefícios cardíacos

Creditos: G1

O
estudo recente realizado pelo UK Biobank descobriu que tanto o estilo de vida "guerreiro de fim de semana" quanto o estilo de vida regularmente ativo apresentam benefícios similares para a saúde cardiovascular. Os pesquisadores analisaram os registros de 89.573 participantes que usaram um rastreador de atividade de pulso por sete dias e foram rastreados para eventos cardiovasculares por mais de seis anos. Os resultados mostraram que os participantes que fizeram menos do que a OMS recomendou 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana foram considerados inativos. Cerca de um terço (33,7%) dos participantes eram inativos. Cerca de 42,2% foram denominados “guerreiros de fim de semana” ativos (eles fizeram pelo menos 150 minutos e mais da metade ocorreu em um a dois dias) e 24% eram regularmente ativos (pelo menos 150 minutos com a maior parte da atividade distribuída em três ou mais dias).

    O estudo descobriu que os guerreiros de fim de semana tiveram um risco 38% menor do que os inativos para insuficiência cardíaca, enquanto os praticantes regulares tiveram um risco 36% menor. O risco de batimentos cardíacos irregulares foi 22% menor para guerreiros de fim de semana e 19% menor para pessoas regularmente ativas. O risco de AVC foi 21% e 17% menor para guerreiros de fim de semana e praticantes regulares, respectivamente.

    No entanto, o estudo não considerou os dias reais da semana em que a atividade foi realizada, o que significa que os resultados não são completos. Além disso, os rastreadores de atividades do UK Biobank não são ótimos para capturar exercícios de treinamento de força, como pesos ou pilates, e outras atividades estáticas que estabeleceram benefícios para a saúde cardiovascular.

    Outros estudos baseados em questionários sugerem benefícios semelhantes entre pessoas que marcam pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou pelo menos 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa em uma a duas sessões por semana, em comparação com três sessões ou mais por semana.

    Em resumo, o novo estudo e pesquisas anteriores sugerem que se for difícil ou impossível encontrar tempo para ser ativo durante uma semana movimentada, é bom planejar atividades físicas moderadas a vigorosas em alguns dias da semana ou no fim de semana. No entanto, os dados suplementares do estudo mostram uma clara vantagem em ser fisicamente ativo regularmente na maioria dos dias da semana.

Ver notícia completa...