geral

Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara fica mais moderno e terá novos serviços; veja mudanças

Creditos: G1

O
Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC) passou por uma reestruturação que modernizou e ampliou seus serviços. A mudança foi anunciada ao lado de políticos, incluindo o prefeito Rogério Cruz e a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade. A mudança de nome do hospital é uma homenagem a Célia Câmara, mãe de Jaime Câmara Júnior.

    O hospital agora é exclusivamente dedicado ao atendimento de especialidades femininas, com consultórios para diversas especialidades médicas e novos exames como ecocardiograma, mamografia, colposcopia e densitometria óssea. O centro cirúrgico da unidade de saúde aumentou de três para cinco salas de cirurgia, permitindo a realização de urgências obstétricas, partos cesarianos e cirurgias eletivas. O centro de parto normal também foi ampliado, passando de seis para 12 leitos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP).

    A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc) criou mais 200 equipes de saúde da família para oferecer um cuidado integral à saúde da população. Angelita Lima, reitora da Universidade Federal de Goiás, destacou que o hospital homenageia Célia Câmara, uma mulher à frente de seu tempo.

    O hospital passa a ter sete consultórios para especialidades médicas, um consultório pediátrico exclusivo para egressos das Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal (Utin) e Unidades de Cuidados Intensivo Neonatal (Ucin), sala de acolhimento e triagem, sala de curativos e vacinas, posto de coleta de leite humano, sala para Teste do Pezinho e Teste da Orelhinha, cinco salas de cirurgia, 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adultos e 10 leitos de UTI Neonatal, 12 leitos de pré-parto, parto e pós-parto. As mulheres também podem fazer exames como ecocardiograma e eletrocardiograma, mamografia, colposcopia, densitometria óssea, histeroscopia e manutenção de serviços como inserção de dispositivo intrauterino (DIU), biópsia de mama, tomografia, ultrassonografia neonatal e mamária.

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a compra de novos equipamentos para atendimentos, incluindo três aparelhos de anestesia, duas torres de vídeo, sendo uma para laparoscopia e outra para histeroscopia, dois aparelhos de ultrassom.

Ver notícia completa...