politica

Javier Milei deve vir ao Brasil para fórum conservador; roteiro não prevê agenda com Lula

Creditos: G1 Política

O
presidente da Argentina, Javier Milei, está planejando visitar o Brasil para participar de um evento conservador chamado CPAC, que será realizado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, nos dias 6 e 7 de outubro. Ele espera se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, durante sua visita. No entanto, a viagem não foi oficialmente confirmada pelo governo argentino. A presença de Milei no evento contrasta com sua ausência prevista na Cúpula do Mercosul, que será realizada em Assunção, no Paraguai, no dia 8 de outubro.

    Milei também estrelou na capa da revista Time em junho deste ano. A postura de Milei desde sua posse em janeiro deste ano é clara: se concentrar na política interna e estabelecer contato com a direita local e global, deixando a diplomacia tradicional e as relações com blocos e organismos internacionais a cargo de representantes.

    A decisão de Milei de se reunir com Bolsonaro e não participar da Cúpula do Mercosul pode reforçar o distanciamento entre os políticos. Lula e Milei nunca se reuniram em um encontro bilateral, apesar de Brasil e Argentina serem os principais parceiros comerciais um do outro na América do Sul. Eles estiveram juntos na cúpula do G7 na Itália em junho, mas não se reuniram a sós.

    Quando questionados sobre a possibilidade de uma reunião bilateral nos próximos meses, diplomatas e assessores internacionais de Lula dão respostas similares: "Por enquanto, podem esquecer."

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Reforma tributária: parecer da regulamentação deve ser apresentado nesta quinta com detalhes sobre impostos

Grupo apresentará proposta sobre implementação de tributos que substituirão impostos que incidem sobre consumo. Sem consenso, temas como tributação da carne e do setor imobiliário têm gerado debates. O grupo de trabalho para discutir o projeto que re
Mais notícias sobre politica
politica

Senado aprova proposta de manejo de fogo para conter queimadas; Ibama comemora

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (3) a criação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), que tem como objetivo conter as queimadas dos biomas brasileiros. O assunto, que não estava na pauta de hoje no plenário do Senado, era uma