economia

Margem Equatorial: a primeira ‘batalha’ de Magda Chambriard na Petrobras (PETR4)

Creditos: InfoMoney

A
nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, pediu paciência para estudos e decisões, destacando que a exploração da Margem Equatorial tem um potencial valioso e que muito tempo já foi perdido. A companhia já perfurou mais de 1000 poços na região e realizou um simulado no local para comprovação de capacidade de resposta imediata a possíveis vazamentos. No entanto, o Ibama está em greve e o parecer aguardado sobre a pedido de reconsideração apresentado após a negativa de exploração em maio do ano passado está extrapolado os limites da petroleira. A presidência do Ibama afirmou que o análise do recurso administrativo apresentado pela Petrobras está em curso e que o instituto está aguardando o tomada de decisão.

    O discurso de Magda é semelhante ao apresentado pelo Ministro Silveira, que afirmou que a exploração da região é necessária para garantia da autossuficiência e para a consolidação da transição energética. Ambos pedem urgência na tomada de decisão pelo instituto ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

    A exploração da Margem Equatorial tem um potencial de produção de cerca de 1,1 milhões de barris por dia a mais, considerando a atual produção brasileira. No entanto, a capacidade financeira da Petrobras para investir na exploração da região é preocupante. O especialista Adriano Pires destaca que a demora em discussões fez com que o leilão para o pré-sal demorasse 5 anos a acontecer e agora não se deve repetir o mesmo erro com a exploração da Margem Equatorial.

    A região ainda é desconhecida e rica em ecossistemas tanto debaixo d'água quanto na região costeira. A oceanógrafa Renata Nagai pondera que é necessário que a gente pense um pouco mais antes de começar a exploração para evitar possíveis vazamentos e destruição de manguezais. Renata também questiona se os royalties gerados pela exploração serão revertidos para o benefício da população mais vulnerável e se a exploração não estaria contradizendo a transição energética.

    A geração de receita e busca de mão de obra será fundamental para a região considerada "mais pobre do país". A exploração da Margem Equatorial tem o potencial de criar uma "capital" do petróleo na região, segundo Carlos Logulo. No entanto, alguns estudos questionam a necessidade de exploração para atender à demanda nacional de petróleo até 2060, já que a produção nas bacias do Sudeste seria suficiente.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Imposto de Renda 2024: Receita paga 2º lote de restituição nesta sexta; veja quem recebe e calendário

Ao todo, mais de 5,7 milhões de contribuintes serão contemplados, com um valor total de crédito de R$ 8,5 bilhões. Imposto de rendaMarcos Serra/g1A Receita Federal vai pagar o 2º lote de restituições do Imposto de Renda 2024 na sexta-feira (28).Ao t
Mais notícias sobre economia
economia

Quina: confira as cinco dezenas sorteadas do concurso 6.466

Prêmio estimado para quem acertar os cinco números é de pouco mais de R$ 3 milhõesThe post Quina: confira as cinco dezenas sorteadas do concurso 6.466 appeared first on InfoMoney.
Mais noticias para voce
geral

'Maníaco da moto': relembre caso em que borracheiro ficou preso por engano durante 5 anos por estupros, tema do Linha Direta

Nove mulheres foram estupradas em 2014 em Fortaleza. Um borracheiro foi preso e condenado pelos crimes. No entanto, quase cinco anos depois, ele foi inocentando após novo julgamento. Homem rendia mulheres com faca e abusava delas em ruas com pouca mo