geral

Memória RAM CAMM2 | O que muda no novo padrão?

Creditos: Terra

A
nova memória RAM CAMM2 é uma tecnologia de memória que pode substituir as memórias LPDDR soldadas às placas-mãe. Ela traz vários benefícios, como a possibilidade de upgrade de memória em sistemas que não permitiam isso anteriormente e uma forma física mais fina. O projeto físico mais fino consiste em uma disposição de conectores horizontal e plana com contatos lisos, que evita danos por empenamento e facilita a instalação. O novo formato também reduz o perfil vertical das memórias a poucos milímetros e comunica mais eficientemente com a CPU. Além disso, o novo padrão CAMM2 traz uma série de alterações para melhorar o desempenho em diferentes frentes, em vez de apenas acomodar mais chips NAND.

    No entanto, como todas as novas tecnologias, as memórias CAMM2 são mais caras de produzir e têm uma menor densidade máxima de memória e escalabilidade limitada pelo tamanho da placa-mãe. A instalação também é mais delicada e utiliza parafusos. A Micron já confirmou estar trabalhando com tecnologias combinadas que permitirão memórias escaláveis para até 1 TB por pente de memória, mas a escalabilidade a longo prazo não seria viável em notebooks ou desktops.

    As primeiras memórias CAMM2 estão previstas para chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2024, com módulos de 32 GB, 64 GB e 128 GB. A ADATA já confirmou um console portátil com o novo padrão CAMM2 e a Lenovo lançou os primeiros ThinkPad P1 Gen 7 com memórias CAMM2 substituíveis. No entanto, o custo de fabricação de chips NAND está aumentando, o que pode afetar o preço das memórias CAMM2.

Ver notícia completa...