tecnologia

Meta tem tratamento de dados para treinamento de IA suspenso no Brasil

Creditos: MacMagazine

A
Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) decidiu suspender imediatamente a vigência no Brasil da nova política de privacidade da Meta (antiga Facebook). Essa política permitia o uso de informações públicas e dados pessoais publicados de forma livre por usuários, como fotos e vídeos, para treinamento da inteligência artificial da empresa. A ANPD considerou que essas informações são compartilhadas pelos usuários para fins de relacionamento com amigos, comunidades e empresas de interesse e que o uso desses dados para treinamento de sistemas de IA não era esperado quando parte da fotos e vídeos foram publicados.

    A decisão foi baseada em uma Medida Preventiva emitida pela ANPD, que estabeleceu uma multa diária de R$50 mil pelo descumprimento. A operação de tratamento de dados da Meta também foi suspensa no país pela agência reguladora. A ANPD iniciou um processo de fiscalização por indícios de violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e entendeu que havia riscos de dano grave e difícil reparação aos usuários.

    A Meta, por sua vez, afirmou que o treinamento de IA não seria algo único de seus serviços e que a sua abordagem cumpre com as leis de privacidade e regulações no Brasil. A empresa também repetiu o seu argumento de que a medida seria um retrocesso para a inovação e a competitividade no desenvolvimento de IA e atrasaria “a chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil”.

    A medida foi emitida em caráter preliminar e cautelar, ou seja, tem o objetivo de prevenir danos irreparáveis ou de difícil reparação e pode ser aplicada sem que interessados, como a Meta, manifestem-se. A ANPD deverá dar seguimento ao caso em uma avaliação detalhada, com um processo fiscalizatório que chegue a uma conclusão definitiva. A empresa poderia recorrer ao Judiciário para questionar tais decisões.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre tecnologia
tecnologia

Como usar fontes diferentes no WhatsApp? Saiba usar letras personalizadas no aplicativo

As fontes personalizadas no WhatsApp são caracteres especiais que podem ser copiados e colados em mensagens, no nome de exibição e no recado do aplicativoComo usar fontes diferentes no WhatsApp? Saiba usar letras personalizadas no aplicativo
Mais noticias para voce
geral

Ex-secretário municipal de Saúde é multado por irregularidades em prestação de contas de 2018

Oteniel Almeida dos Santos deve pagar mais de R$ 23 mil por irregularidades constatadas nas contas do Fundo Municipal de Saúde, referentes à contratação de equipamentos de informática com preços superiores ao do mercado. Ex-secretário Oteniel Almeida