politica

Meta vai ter que se explicar até esta quarta sobre uso de dados de brasileiros para treinar inteligência artificial

Creditos: G1 Política

O
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Idec) informou que a Meta passará a coletar dados das redes para inteligência artificial (IA) sem autorização. Isso gerou uma reação do Instituto, que pediu ao governo que suspende a possibilidade da Meta usar fotos do Instagram e Facebook para treinar sua IA sem avisar aos consumidores brasileiros. O Idec afirmou que a Meta já anunciou que faria o mesmo na Europa, mas foi suspensa pela própria empresa após atuação da autoridade irlandesa de proteção de dados. No entanto, a Meta queria seguir adiante no Brasil.

    A advogada do Idec, Marina Fernandes, afirmou que a Meta trata os brasileiros como cidadãos de segunda classe, mudando as regras e dificultando o acesso a direitos por parte dos consumidores. Em resposta, a Meta expressou sua "desilusão" com a decisão da autoridade nacional e defendeu que sua abordagem para a IA está de acordo com a legislação brasileira.

    O comunicado da Meta afirmou que "estamos desapontados com a decisão da ANPD. Treinamento de IA não é algo único dos nossos serviços, e somos mais transparentes do que muitos participantes nessa indústria que têm usado conteúdos públicos para treinar seus modelos e produtos". A empresa também afirmou que sua abordagem cumpre com as leis de privacidade e regulações no Brasil e que continuarão a trabalhar com a ANPD para endereçar suas dúvidas.

    A Meta também argumentou que a decisão da ANPD é um retrocesso para a inovação e a competitividade no desenvolvimento de IA e atrasa a chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Reforma tributária: grupo de deputados mantém imposto sobre carne bovina

Para ter validade, a proposta ainda terá de ser votada pelos plenários da Câmara e do Senado Federal. Deputados podem votar já na próxima semana. O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que avalia a regulamentação da reforma tributária propôs a manute
Mais noticias para voce
economia

Ministro do STJ suspende greve de servidores federais do meio ambiente

Og Fernandes determinou o retorno de 100% dos servidores designados para as atividades de licenciamento ambiental, gestão das unidades de conservação, resgate e reabilitação da fauna, controle e prevenção de incêndios florestaisThe post Ministro do STJ su