geral

Morre o escritor Ismail Kadaré, aos 88 anos

Creditos: Terra

I
smail Kadaré, um escritor albanês conhecido por sua vasta obra literária que condena a tirania comunista de Enver Hoxha, morreu na segunda-feira, 1º de março de 2021, aos 88 anos. Ele foi atendido no hospital de Tirana, capital da Albânia, após sofrer um ataque cardíaco e chegar ao hospital "sem sinais de vida". Os médicos tentaram reanimá-lo com uma massagem cardíaca, mas ele não resistiu.

    Kadaré recebeu muitos prêmios literários e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Nobel de Literatura. Ele era conhecido por sua habilidade de alternar entre o grotesco e o épico para explorar os mitos e a história de seu país, descrevendo os mecanismos do totalitarismo.

    A Albânia viveu sob a ditadura de Enver Hoxha por décadas, um dos regimes mais fechados do mundo. Kadaré falou sobre a ditadura em uma entrevista recente com a AFP em outubro de 2020. Ele afirmou que o inferno comunista é sufocante, mas na literatura, isso se transforma em uma força vital que ajuda a sobreviver e a enfrentar a ditadura de cabeça erguida.

    Kadaré também mencionou que a literatura deu tudo o que ele tem, foi o sentido da sua vida, deu coragem para resistir, felicidade e esperança para superar tudo. Ele falou isso de sua casa em Tirana, já debilitado.

Ver notícia completa...