geral

Mulher trans supera preconceito e violência e ganha nova família em casa LGBTQIA+: 'Sonho é ser feliz'

Creditos: G1

A
Casa de Acolhimento LGBTQIA+ "Ricardo Côrrea Silva" em Araraquara, no interior de São Paulo, abriga pessoas expulsas de casa e em vulnerabilidade social. Inaugurada em 2022, a casa funciona como um lugar de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ que enfrentam dificuldades e discriminação. A casa oferece atendimento psicológico e social e um equipe de cuidadores sociais. O prazo de permanência é de seis meses, com exceção de Rose, que não tem mais relação com ninguém e agora considera a casa sua família.

    A instituição leva o nome de Ricardo Corrêa da Silva, um ativista LGBTQIA+ do município na década de 1970. A casa tem quartos, cozinha, quintal e uma sala de TV compartilhados, e um esquema de escala entre os moradores organiza o almoço, janta e limpeza do lar. Horários devem ser respeitados assim como a convivência.

    Rose, uma das moradoras da casa, conta sua história de abandono e alcoolismo. Ela adora ficar na parte da limpeza e se arrumar e se maquiar todos os dias. A casa é seu lar e ela se sente bem lá.

    A violência ainda faz parte da rotina da comunidade trans brasileira, com a expectativa de vida de uma mulher transexual brasileira de apenas 35 anos. A Casa de Acolhimento LGBTQIA+ "Ricardo Côrrea Silva" busca promover um ambiente acolhedor e familiar para pessoas em situação de vulnerabilidade, sem apoio da família e desprovidas de direitos.

    A luta pela inclusão e direitos dos LGBTQIA+ é uma luta constante e a casa serve como um apoio para essas pessoas. O apoio de sua família foi um desastre para Rose e ela não tem contato com ninguém. A casa agora é sua família.

    A casa de acolhimento funciona desde 2022 e já abrigou 25 pessoas desde a inauguração. Para ser abrigado na casa, a pessoa deve ser maior de 18 anos e passar por triagem no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano". O endereço fica na Avenida Espanha, 536, no Centro. O telefone é (16) 3339-5002.

    A Casa de Acolhimento LGBTQIA+ "Ricardo Côrrea Silva" busca promover a inclusão e direitos dos LGBTQIA+ e combater a discriminação e violência contra essa comunidade.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Confira a programação dos polos de animação do São João de Caruaru neste sábado (1º)

Festa Junina conta com polos espalhados na cidade e promete levar muito animação e forró aos moradores e turistas que visitam o município. São João de CaruaruElvis EdsonComeça neste sábado (1º), o São João de Caruaru 2024, no Polo principal da festa
Mais noticias para voce
economia

Economistas veem impacto do RS sobre PIB no 2ºtri, com 'rebote' no 3ºtri

A duração do efeito negativo tende a variar entre os setores, com pior efeito sobre a indústria The post Economistas veem impacto do RS sobre PIB no 2ºtri, com 'rebote' no 3ºtri appeared first on InfoMoney.