geral

O cão que foi banido do Reino Unido após uma série de ataques fatais

Creditos: G1

O
American Bully XL é uma raça de cão que é considerada perigosa e foi proibida na Inglaterra e no País de Gales a partir de 2024. A raça é conhecida por ter mandíbulas poderosas que podem causar ferimentos mais prejudiciais do que as de outras raças. Desde que a legislação foi colocada em prática, houve vários ataques envolvendo esses animais, alguns dos quais fatais.

    A proibição na Inglaterra e no País de Gales funciona com base na Lei de Cães Perigosos de 1991. Desde 31 de dezembro de 2023, é contra a lei vender, doar, abandonar ou fazer procriar um Bully XL. Desde 1° de fevereiro de 2024, é crime possuir um Bully XL sem certificado de isenção. Os donos que solicitaram isenção precisam adquirir um seguro, colocar um microchip em seus cães e pagar uma taxa de £ 92,40 por animal. Os animais registrados devem ser alojados de forma segura, mantidos com coleira e amordaçados em público — mas não em casa. Os cachorros também devem ser castrados até 30 de junho no caso dos mais velhos, ou até o final de 2024 para aqueles com menos de um ano de idade.

    Na Escócia, os American Bully XL precisam ser amordaçados e mantidos na coleira em público desde 23 de fevereiro. É ilegal abandonar, realocar, vender, comprar ou transferir a propriedade de um Bully XL na Escócia. Os donos que pretendem ficar com seus cães devem solicitar o certificado de isenção até 31 de julho de 2024.

    Na Irlanda do Norte, os donos de Bully XL vão ter que registrar o animal. Os cães devem ser castrados, amordaçados e mantidos na coleira em público. Não está claro quando as novas exigências vão entrar em vigor na Irlanda do Norte.

    Algumas instituições, como a Dog Control Coalition, são contra a proibição. Eles argumentam que as proibições de raças específicas não funcionam e são injustas com os donos que são responsáveis ​​e com seus animais de estimação. Eles querem uma revisão completa da Lei de Cães Perigosos, incluindo punições mais duras para os donos que não conseguem controlar seus animais.

    Quatro outras raças são proibidas no Reino Unido com base na Lei de Cães Perigosos de 1991: Pitbull terrier; Tosa inu; Dogo argentino; Fila brasileiro.

Ver notícia completa...