geral

'O Jogo que Mudou a História': série que desvenda origem das facções cariocas conta com ex-presidiários, jogadores e técnicos de futebol

Creditos: G1

A
série "O Jogo que Mudou a História", produzida por José Junior em parceria com o AfroReggae Audiovisual, explora a história do tráfico de drogas e formação das quadrilhas cariocas na década de 1977 a 1989. A série é composta por 10 episódios que transformam a realidade em ficção. José Junior, criador da série, relata que ele foi testemunha de algumas histórias e viveu outras diretamente, contando a história através do ponto de vista de ex-criminosos, agentes penitenciários e moradores das favelas.

    A primeira facção surgiu no final da ditadura no Presídio de Ilha Grande, onde houve uma conexão entre presos políticos e assaltantes de bancos em meio à corrupção no sistema carcerário e aos horrores do presídio. Um dos líderes da Falange Vermelha é Hoffman, interpretado por Babu Santana, um bandido clássico dos finais dos anos 70 e 80.

    A série também retrata a maior guerra da história do narcotráfico entre as duas favelas: Vigário Geral e Parada de Lucas, chamadas de "Parada Geral" e "Padre Nosso", respectivamente. As disputas entre as facções chegaram ao extremo e culminaram em um jogo de futebol. O resultado da partida consolidou essa guerra por 20 anos e ela perdura até os dias de hoje.

    A equipe e o elenco enfrentaram desafios durante as gravações em comunidades do Rio e em presídios. A série tem 12 protagonistas e muitas participações especiais de atores, moradores de comunidades, ex-presidiários e algumas surpresas, como jogadores que foram da seleção e técnicos de futebol. A série não só retrata a realidade do Rio de Janeiro, mas também mostra a realidade de comunidades no Brasil inteiro. A série pretende ensinar e mostrar muito dos nossos erros políticos e equívocos, questionando como a violência produziu mais violência.

Ver notícia completa...