economia

O que esperar para o euro em julho?

Creditos: InfoMoney

A
partir de Julho, as Olimpíadas de Paris começarão a afetar a moeda euro. A moeda do bloco europeu é fortemente influenciada pela inflação e pelas políticas de juros do Banco Central Europeu (BCE). Além disso, tensões geopolíticas resultantes da guerra na Ucrânia impactaram a estabilidade econômica na região. Luiz Felipe Bazzo, CEO do Transferbank, afirmou que as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do BCE são cruciais, pois qualquer ajuste nas taxas de juros pode afetar o fluxo de capitais e, consequentemente, o valor das moedas. Além disso, dados econômicos importantes, como o índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA e o Produto Interno Bruto (PIB) na Zona do Euro, serão monitorados de perto.

    Até então, o euro foi impactado por dois efeitos considerados distintos e em direções opostas: a normalização dos efeitos geopolíticos e as interpretações do mercado sobre a condução da política de juros nos Estados Unidos (EUA). O economista Matheus Pizzani destacou que a moeda apresenta nível de flutuação "significativamente diminuto" frente ao caso de mercados emergentes.

    As eleições parlamentares na França e no Reino Unido também devem mexer significativamente com o euro. No domingo, 30, eleitores foram às urnas na França. O partido de extrema-direita francês Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen, liderou o primeiro turno das eleições parlamentares com cerca de 34% dos votos. Se o resultado eleitoral gerar incertezas sobre a futura política econômica ou desencadear conflitos políticos, o mercado pode reagir negativamente, levando a uma desvalorização da moeda. Por outro lado, eleições que reforçam uma direção política estável e favorável ao mercado tendem a fortalecer a moeda local.

    A reação positiva tanto na moeda nesta segunda-feira quanto da bolsa francesa reflete otimismo com a falta de margem ampla na vitória do partido de Le Pen. Uma vitória mais contundente no segundo turno nas eleições poderia enfraquecer a moeda. As expectativas para a moeda estão diretamente ligadas às movimentações que o BCE fará na reunião deste mês. Embora o ciclo de queda de juros tenha se iniciado em junho, não houve nenhuma indicação de continuidade do processo na reunião. Isso pode fazer com que a moeda caminhe de forma lateralizada até o anúncio propriamente dito, com uma nova redução de juros podendo reverter o processo de valorização do euro frente ao dólar, que vinha ocorrendo, ainda que de maneira bem tímida, desde o início do ano.

    As eleições também podem trazer mais turbulências pontuais para a moeda, embora este seja um movimento de mais difícil projeção, segundo Pizzani. Por fim, e tão importante quanto os fatores econômicos, estão as Olimpíadas de Paris, que ajudarão a aumentar a demanda pela moeda europeia.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

França mobilizará mais policiais para evitar problemas após eleição de domingo

O segundo turno de domingo determinará se o partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, garantirá uma maioria pela primeira vez e formará o próximo governo da França, a segunda maior economia da zona do euroThe post França mobiliza
Mais notícias sobre economia
economia

Ata do BCE mostra preocupações com estagnação da desinflação

Documento da reunião realizada em junho, quando foi decidido um corte de 0,25 p.p. nos juros, aponta que o cronograma de flexibilização da política monetária continua em abertoThe post Ata do BCE mostra preocupações com estagnação da desinflação appeared