geral

Os benefícios das árvores para o meio ambiente e a saúde

Creditos: Terra

A
s árvores são uma fonte de sombra e ar puro, ajudando na luta contra a crise climática. Eles também têm um impacto positivo na saúde. As árvores produzem oxigênio continuamente, com coníferas perenes fornecendo oxigênio ao longo do ano e caducifólias apenas quando têm folhas. Uma faia adulta pode fornecer o oxigênio necessário a dez seres humanos por ano, e suas folhas também filtram poeira, bactérias e esporos de fungos do ar. As árvores também são excelentes condicionadores de ar, fornecendo sombra, protegendo contra a radiação ultravioleta e refrescando o ambiente. Uma faia pode evaporar até 400 a 500 litros de água por dia por suas folhas, resfriando o ambiente de 3ºC a 6ºC. As árvores também ajudam a manter o lençol freático limpo, armazenando a chuva no solo e mantendo o solo firme em encostas e tempestades.

    As árvores também absorvem CO2 do ar durante a fotossíntese e armazenam esse gás de efeito estufa no solo através de suas raízes. As florestas da Alemanha capturam cerca de 4,3 bilhões de toneladas de CO2 ao ano, além de remover ativamente outros 52 milhões de toneladas da atmosfera. No entanto, as emissões globais de CO2 fóssil atingiram 36,6 bilhões de toneladas em 2023. Algumas árvores absorvem mais CO2 do que outras, com as faias armazenando quase uma tonelada a mais de CO2 ao longo de 100 anos do que abetos do mesmo tamanho. E quanto mais antiga é uma árvore, mais CO2 ela pode absorver. Se a madeira for queimada ou apodrecer, o gás de efeito estufa escapa de volta para a atmosfera.

    As árvores fornecem muitos habitats para espécies diferentes de insetos e animais, como esquilos, que dependem delas para nidificar ou dormir. Sem árvores, provavelmente não se escutaria o canto dos pássaros ou admiraria os esquilos. As árvores também têm um efeito positivo sobre a saúde, com estudos mostrando que passar tempo na floresta pode ter um efeito antidepressivo e reduzir o estresse, melhorar funções cognitivas e fortalecer os sistemas cardiovascular e imunológico. As fitoncidas, substâncias vegetais secundárias no ar da floresta, podem ter influência nesses efeitos.

    Por fim, a árvore mais alta é a "Hyperion", uma sequoia da costa na Califórnia, com 115,55 metros, e a mais antiga é um abeto do Monte Fulu, na Suécia, com estimativas de até 9.550 anos de idade. As árvores não são simplesmente fantásticas, mas desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente e na saúde humana.

Ver notícia completa...