geral

'Pequeno império na Amazônia': conheça a foto de pesquisador do AP que venceu prêmio nacional

Creditos: G1

E
m 10 de outubro de 2021, um pesquisador chamado Paulo Pacheco Júnior registrou uma colônia de formigas na Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú, na zona rural de Macapá. Ele ganhou o primeiro lugar na categoria "Imagens produzidas por câmeras fotográficas: ambiente natural e antrópico" com a fotografia "O início de um império no coração da Floresta Amazônica". Ele concorreu com outros 431 pesquisadores do país.

    Pacheco Júnior é professor do curso de ciências biológicas na Ueap e analisa insetos em suas pesquisas. Ele descreveu como ganhar o prêmio é como ver o trabalho de uma vida ganhar asas e voar. Ele sempre amou imagens de animais e isso o inspirou para seguir a carreira da biologia.

    A fotografia que ele submeteu mostra a estrutura colonial das formigas, que é fundada por uma única rainha. Além da rainha, a imagem também mostra três operárias, três pupas, 14 larvas e cerca de nove ovos. A rainha e uma operária estão cuidando de um ovo recém-depositado, mostrando o comportamento cooperativo entre os insetos.

    Pacheco Júnior destacou a importância do prêmio para dar visibilidade ao trabalho dos pesquisadores e para inspirar futuras gerações. Ele acredita que a visibilidade da pesquisa é fundamental para educar o público e para fortalecer a conexão entre ciência e sociedade.

    O Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte recebeu 432 inscrições e premiou seis trabalhos nas categorias "Imagens produzidas por câmeras fotográficas" e "Imagens produzidas por instrumentos especiais". Os critérios de avaliação incluíram impacto visual, originalidade, técnica, relevância para a pesquisa e contribuição para a divulgação científica. O prêmio foi lançado em 2011 e incentiva a divulgação científica no Brasil.

Ver notícia completa...