politica

Planalto reage com incômodo a post ofensivo de Milei, mas orientação é que Lula não responda

Creditos: G1 Política

O
Palácio do Planalto reagiu com incômodo à manifestação do presidente argentino Javier Milei em uma publicação no X (antigo Twitter), com uma série de ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assessores próximos a Lula reclamaram da postura agressiva do mandatário argentino, mas defendem que não deve haver uma resposta igualmente provocativa via manifestação nas redes sociais. Eles avaliam que "seria dar o palanque que Milei quer". "Não podemos rebaixar o debate", contou uma fonte.

    No Itamaraty, a avaliação de alguns segmentos é de que Milei "acusa o golpe pelas críticas recebidas por sua maneira de conduzir a diplomacia argentina". O Ministério das Relações Exteriores também descarta qualquer manifestação, mas vai acompanhar de perto a agenda do presidente argentino no próximo fim de semana, quando Javier Milei irá a Santa Catarina para participar de um fórum conservador. Milei não irá à Cúpula do Mercosul, onde estará Lula.

    Lula não detalhou as falas de Milei incluídas na cobrança, mas deu a declaração ao ser questionado sobre as tratativas para repatriar cerca de 180 foragidos envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. "Nós estamos tratando da forma mais diplomática possível. Eu não conversei com o presidente da Argentina porque eu acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim. Falou muita bobagem", disse o presidente na entrevista.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre politica
politica

Argentina comunica Itamaraty sobre vinda de Milei; agenda não prevê encontro com Lula

Presidente da Argentina virá para Santa Catarina para participar de fórum conservador neste fim de semana. Itamaraty lamentou a ausência dele na Cúpula do Mercosul, marcada para segunda-feira (8) no Paraguai. A embaixada da Argentina comunicou oficialmen