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Por que 400 kg de sal foram jogados em estrada após região ser afetada por temperaturas abaixo de 0°C?

Creditos: G1 Ciência

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ogar substâncias em estradas é uma solução eficiente e segura para prevenir o congelamento de superfícies durante o inverno. O cloreto de sódio (NaCl), também conhecido como sal, é frequentemente utilizado para este propósito, pois reduz o ponto de congelamento da água na superfície da estrada. Isso significa que quando as temperaturas baixam e o sal é aplicado em ruas e calçadas antes de uma nevasca, é mais difícil para a água se transformar em gelo, o que atrapalha o trânsito de veículos e pedestres. O gelo deixado pela nevasca torna tudo mais escorregadio e perigoso.

    No entanto, essa prática apresenta alguns riscos ambientais. O sal pode infiltrar-se em águas superficiais e subterrâneas, contaminando reservatórios de água potável e poços. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) explica que a alta concentração de cloreto de sódio em águas superficiais é tóxica para peixes, insetos e anfíbios. Além disso, o sal acumulado nas margens das estradas pode matar plantas e prejudicar a fauna que consome os cristais de sal.

    Para minimizar esses impactos ambientais, uma alternativa é o uso do cloreto de magnésio (MgCl2), que é considerado mais seguro e menos prejudicial para o meio ambiente. No entanto, essa substância é mais cara e requer o dobro da quantidade do que o sal para cobrir a mesma área.

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