geral

Prefeito de Teresina veta projeto projeto de proibição de animais de tração e auxílio a carroceiros

Creditos: G1

O
prefeito de Teresina negou que tenha tomado uma decisão sobre o veto do projeto de lei que propõe a proibição gradativa do uso de animais de tração por carroceiros da cidade. A decisão será tomada após o prefeito ter se informado sobre o projeto. A secretária municipal de Governo, Michel Saldanha, anunciou que o prefeito vetará o projeto devido aos vícios jurídicos e à impossibilidade de execução do projeto nos moldes em que foi aprovado. A análise técnica feita apontou questões sobre a estrutura administrativa do município e a perspectiva de aumento de despesa sem se verificar de maneira clara de onde são os recursos para viabilizar as questões que foram colocadas dentro do projeto.

    O projeto, aprovado pela Câmara Municipal no dia 4 de junho, passou por análise técnica de diversas secretarias municipais, incluindo Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Fundação Municipal de Saúde (FMS), Procuradoria Geral do Município e Fundação Wall Ferraz. A vereadora Thanandra Sarapatinhas, autora do projeto, declarou que não ficará surpresa com a notícia do veto, já que o prefeito nunca fez nada pela causa animal durante seu mandato.

    O secretário da Semgov, Michel Saldanha, enfatizou a necessidade de um debate mais amplo e detalhado sobre o impacto do projeto antes de sua possível implementação. Ele afirma que é fundamental discutir um plano que balanceie a proteção dos animais com o suporte às pessoas envolvidas nessa atividade.

    O projeto de lei que propõe a proibição gradativa do uso de animais de tração por carroceiros de Teresina foi aprovado na Câmara Municipal de Teresina no dia 4 de junho. O texto aprovado nesta terça não propõe uma destinação certa para os animais, que segundo a vereadora, deverão ser tomados dos donos. Sobre os trabalhadores, o projeto de lei prevê que a prefeitura encontre, futuramente, ações que "qualifiquem profissionalmente" eles para o recolhimento e armazenamento de lixo. A proposta tramitava há 3 anos e visa implementar um plano de transição gradual, oferecendo incentivos aos proprietários de animais de tração. Caso o projeto seja aprovado pela Prefeitura, deverá ser iniciado após 180 dias, para que seja executado pela próxima gestão municipal.

    Se aprovado pelo prefeito de Teresina, a lei entra em vigor a partir de dezembro e será colocada de fato em execução na próxima gestão. Segundo o projeto será instituído o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal (VTAs), com objetivo final da proibição completa desse tipo de serviço. Este programa estabelece um cronograma para a substituição dos animais por veículos mecânicos e que os condutores desses veículos sejam treinados para separação e armazenamento de lixo. O programa estipula um período de seis meses para o cadastramento dos condutores de VTAs e seus equinos, que deve começar em 2025.

    Após esse prazo, outras etapas serão implementadas, incluindo a adequação das áreas de circulação e a proibição total dos VTAs na área urbana de Teresina. Após esses prazos, será terminantemente proibida a circulação de VTAs em zonas urbanas de Teresina. No entanto, será permitida a utilização de VTAs em locais privados, áreas rurais, para passeios turísticos, e em rotas autorizadas pelo Executivo Municipal.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Polícia prende homem apontado como responsável por fábrica clandestina de armas e munição em Piedade

Segundo a Polícia Civil, Carlos Renato Fernandes Freitas, o Renatinho, fornecia material para a facção Comando Vermelho (CV). Polícia prende traficante responsável por fábrica clandestina de armas e munições em PiedadeA Delegacia Especializada em Arm
Mais noticias para voce
geral

Homem morre eletrocutado enquanto trabalhava pintando prédio em Vilhena, RO

Acidente aconteceu durante um trabalho de pintura em um estabelecimento comercial. O homem caiu de uma altura de sete metros de altura, após ser eletrocutado. Gilson Costa Lourenco, 37 anos, Pintor sofre descarga elétrica e cair do 2º andar de prédio