geral

Professores e auxiliares devem se vacinar contra coqueluche em Itapetininga

Creditos: G1

O
s professores e auxiliares de educação que trabalham com crianças de até quatro anos em Itapetininga (SP) devem se vacinarem contra coqueluche durante o mês de julho, quando estão em férias escolares. A vacinação está disponível nos postos de saúde da área urbana e rural da cidade. Os funcionários da rede municipal e particular são o público-alvo da ação. Os profissionais precisam levar um documento de identidade e um registro que comprove seu vínculo empregatício para se imunizar. A vacinação está disponível nas UBSs da área urbana de 8h às 17h e nas PSF e PAS (área rural) no horário de funcionamento da unidade. No entanto, nos PAs do Jardim Mesquita e da vila Rio Branco, a vacinação será das 18h às 22h.

    A doença é causada por uma bactéria que pode ser transmitida por contato com pessoas infectadas ou por gotículas expiradas ao tossir, falar ou espirrar. Os principais sintomas incluem crises de tosse seca, febre baixa, coriza nasal e mal-estar. A doença pode levar crianças ao quadro de insuficiência respiratória e até mesmo ao óbito.

    A contaminação é mais facilmente transmitida em ambientes fechados durante o inverno, quando as pessoas passam mais tempo interiores. Assista às reportagens da TV TEM Itapetininga para obter mais informações sobre a campanha de vacinação contra a coqueluche na cidade.

Ver notícia completa...