economia

Reforma tributária tem semana decisiva no Congresso com entrega de relatórios

Creditos: InfoMoney

O
presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, está esperando os pareceres sobre as matérias da reforma tributária dos impostos sobre o consumo (PLPs 68 e 108/2024) dos grupos de trabalho que analisam essas matérias. A votação em plenário deve ocorrer antes do recesso parlamentar, previsto para 17 de julho, conforme a Constituição Federal.

    A regulamentação da reforma tributária está dividida em dois textos: o primeiro (PLP 68/2024) aborda a construção da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), além do Imposto Seletivo (IS), que substituirá um conjunto de 3 tributos federais e outros 2 subnacionais. O projeto também aborda questões específicas de tributação, regras para alíquotas, normas de incidência e o sistema de créditos e devolução de tributos recolhidos.

    O segundo texto (PLP 108/2024) aborda a questão federativa referente ao IBS e disciplina pontos como a instituição e estruturação do Comitê Gestor do novo imposto, o contencioso administrativo relacionado ao tributo e disposições relacionadas à transição a partir do sistema vigente. O projeto também avança sobre a regulamentação do ITCMD e introduz mudanças na legislação que trata do ITBI.

    Para dar celeridade às discussões, Lira criou dois grupos de trabalho com 7 parlamentares de siglas distintas cada um, sem relatores definidos. Esse estratégia busca a construção de textos consensuais e evita o papel das comissões temáticas.

    Analistas políticos consultados pelo Barômetro do Poder reforçam um quadro de otimismo com o avanço da reforma tributária no Congresso Nacional. 82% dos participantes atribuíram chances elevadas de conclusão das discussões sobre os pontos de regulamentação da Emenda Constitucional nº 132/2023 ainda neste ano. Apenas 9% veem probabilidade baixa de o cenário se confirmar.

    Os pontos mais sensíveis desta etapa da discussão envolvem a definição da lista de produtos sobre os quais incidirá o Imposto Seletivo (que ficou conhecido popularmente como “imposto do pecado”), as regras de cobrança de impostos nos regimes especiais (combustíveis e lubrificantes, serviços financeiros, sociedades cooperativas, serviços de hotelaria, bares, restaurantes etc.) e as regras de transição e ressarcimento dos saldos credores atuais.

    A bancada do agronegócio pressiona para que carnes entrem na lista da Cesta Básica Nacional ou que haja uma redução de alíquota de 60%. A equipe econômica do governo tem alertado sobre os impactos da medida sobre a alíquota final para setores não beneficiados, que saltaria de 26,5% para 27,1%.

    Uma nova rodada de conversas com governadores e representantes de prefeituras está marcada para a tarde desta terça-feira para alinhar os pontos finais de divergência. Embora nenhum dos dois relatórios seja conhecido no momento, o analista político Ricardo Ribeiro não espera mudanças significativas em relação aos projetos originalmente encaminhados pelo governo federal.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

RS inaugura primeira 'cidade provisória' para desabrigados pelas enchentes

Espaço tem 126 unidades habitacionais cedidas pela ONU e pode receber até 630 pessoasThe post RS inaugura primeira 'cidade provisória' para desabrigados pelas enchentes appeared first on InfoMoney.
Mais notícias sobre economia
economia

Susep anuncia lançamento de novo edital do sandbox: o que muda na sua vida?

Ambiente regulatório experimental propõe incentivar projetos inovadores em produtos e serviços ofertados pelo mercado de segurosThe post Susep anuncia lançamento de novo edital do sandbox: o que muda na sua vida? appeared first on InfoMoney.
Mais noticias para voce
geral

Após morte de influencer, dona de clínica foi presa enquanto fazia limpeza de pele em paciente; fotos

Grazielly da Silva Barbosa e a clínica em que ela atuava, em GoiâniaDivulgação/Polícia CivilApós a morte da modelo Aline Ferreira, de 33 anos, a dona da clínica em Goiânia em que a influencer fez um procedimento estético foi presa. De acordo com a de