economia

Rumo (RAIL3) x Santos Brasil (STBP3)? Veja o que gestoras pensam sobre as operadoras

Creditos: InfoMoney

A
XP Investimentos realizou o terceiro programa da XP Investimentos Super Clássicos da Bolsa 2024, onde foram discutidas as empresas Rumo e Santos Brasil. Pedro Bruno, head de Transporte do Research XP, comandou o programa e foi acompanhado por João Graça, analista de ações na Bradesco Asset Management, e Sara Delfim, Managing Partner da Dahlia Capital.

    Rumo é uma operadora ferroviária que se destaca por escoar a produção agrícola do Centro-Oeste, responsável por 20% do trading global de grãos. Após muitos investimentos, a empresa vem crescendo na captura de volumes e no aumento de preços de tarifas. A Rumo tem uma tarifa adequada de remuneração e está numa fase mais madura dessa janela longa. A empresa tem 70% de seu transporte em grãos e está mais exposta ao mercado volátil da natureza do agro.

    Sara Delfim vê a Santos Brasil como uma empresa que consegue extrair muito valor de seu ativo de contêineres no porto de Santos, aumentando bastante seu preço médio de tarifas. A operadora portuária aumentou o seu lucro quase 50% ao ano nos últimos seis anos e pode aumentar a sua capacidade em 20%. A Dahlia projeta de 6 a 7% de aumento de ganho esse ano com dividendos para as ações da operadora portuária, mas pode chegar a 11%.

    A Rumo é o top pick da XP no setor de transportes por conta das estimativas acima do consenso e devido à estrutura de oferta e demanda, os benefícios que a Rumo terá em termos de tarifas serão estruturais e não conjunturais. A Santos Brasil está em um cenário superpositivo, com espaço de crescimento grande em meio às dificuldades de outros players avançarem com operação semelhantes no porto de Santos. A ação da Rumo tem um desconto de 35% em relação às outras companhias grandes do setor no mundo e a Bradesco Asset enxerga um desconto de 35% da ação da Rumo. A XP vê crescimento do Ebitda da Santos Brasil próximo de 30% nos próximos 3 anos e de 20%, para a Rumo.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Biden fará pronunciamento na noite de quarta-feira sobre sua desistência

'Amanhã à noite, falarei à nação do Salão Oval sobre o que está por vir e como terminarei o trabalho para o povo americano', afirmou BidenThe post Biden fará pronunciamento na noite de quarta-feira sobre sua desistência appeared first on InfoMoney.
Mais notícias sobre economia
economia

Lula volta a criticar Israel por guerra: 'Quem está morrendo são mulheres e crianças'

Em discurso no interior de São Paulo, o presidente da República classificou o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu como 'irresponsável' pela ação militar na Faixa de Gaza, condenada em tribunais internacionaisThe post Lula volta a criticar Isra