geral

Sesc São José tem programação gratuita no FestA! Festival de Aprender

Creditos: G1

O
FestA! – Festival de Aprender é um evento anual que promove a experimentação e aprendizagem em tecnologias e artes. O festival é realizado nas 42 unidades do Sesc na capital, interior e litoral de São Paulo e conta com cerca de 400 atividades gratuitas para todos os públicos. A programação inclui cursos, oficinas, vivências, bate-papos, oficinas e feiras que abordam áreas como artes gráficas, fotografia, ilustração, pintura e desenho, técnicas têxteis, programação computacional, produção audiovisual, escultura, performances e muito mais.

    O festival tem como objetivo contribuir para a transmissão de conhecimentos e estimular e valorizar o potencial criativo e poético de cada pessoa. Ele também busca democratizar e multiplicar saberes por meio do fazer artístico. A programação é inspirada na ideia "O futuro é ancestral", que celebra a ancestralidade em saberes e fazeres e aproxima o público de outras cosmovisões, práticas e percursos criativos.

    Entre as atividades destacadas, o curso 'A História por trás dos quadrinhos' ministrado por Davi Calil, que traz aos participantes um ponto de partida para a criação de quadrinhos; a conversa com a artista de Teresina, Luna Bastos e a gestora de carreiras de artistas visuais, Carolina Herszenhut, sobre suas influências e vivências nas artes visuais e apontando caminhos para os possíveis cenários potenciais; e o curso Ilustrando Elementos Botânicos com Guache, apresentado pelo ilustrador Vienno, que passa pelo estudo de valores em preto e branco até a prática de paletas de cor, com o objetivo de chegar à ilustração de frutos, flores e plantas.

    Além disso, o evento reúne artistas consolidados, iniciantes e amantes das artes gráficas na Ocupação Escambo Gráfico, um projeto completamente baseado na troca de ideias, experiências ou arte. A Feira Literográfica reúne artistas independentes com suas publicações, e a Desenhaço: Lápis de Cor é uma oficina para as crianças, onde a artista visual PriWi propõe um desenho colaborativo para experimentarem juntos materiais e possibilidades artísticas com orientação e muito lápis de cor.

    O festival também inclui uma feira de livros independentes e pequenas editoras, e um cinema de papel, onde a educadora audiovisual Tatiana Del Gadelha sensibiliza seu público para o mecanismo audiovisual utilizando elementos de papel.

    O Festival de Aprender é um projeto do Sesc que busca promover o bem-estar social e a valorização da diversidade de manifestações culturais e a prática da convivência.

Ver notícia completa...