A
equipe de pesquisadores japoneses liderada pelo professor Hosei Nagano da Universidade de Nagoya desenvolveu um sistema de condução térmica que pode transportar até 10 kW de calor sem a necessidade de eletricidade, estabelecendo um recorde mundial no transporte de calor. Este sistema é conhecido como alá de calor ou tubo de calor em circuito fechado. A inovação é bem-vinda porque as alás de calor eficientes podem contribuir para a economia de energia e a neutralidade de carbono em vários setores, incluindo a recuperação de calor residual industrial, a utilização de calor em usinas termossolares, o gerenciamento térmico de veículos elétricos e o resfriamento das centrais de dados de informática. Além disso, as alás de calor também foram usadas em voos espaciais tripulados, satélites meteorológicos e aparelhos eletrônicos domésticos.
O recorde de transferência de calor foi alcançado graças a melhorias na estrutura do evaporador. Essas melhorias resultaram em um redução de 18% no tamanho, um aumento de 1,6 vezes na capacidade de transporte de calor e um aumento de quatro vezes na eficiência de transferência de calor em comparação com o sistema recordista anterior.
Na alá de calor, um fluido de trabalho e um material poroso, chamado pavio, são usados para transportar calor de forma eficiente por longas distâncias. O pavio atrai o fluido de trabalho para a superfície por meio da ação capilar. Quando o calor é aplicado ao evaporador, o fluido na superfície do pavio absorve o calor, transformando-se em vapor. Esse vapor viaja para o condensador, onde libera o calor e condensa novamente em líquido. O líquido então retorna para a câmara de compensação, onde entra em contato novamente com o pavio, que o atrai de volta para a superfície e thus recomeça o ciclo de resfriamento.
A equipe melhorou a seção do pavio, tornando-o mais fino, mais longo e mais largo, sem perder suas propriedades porosas de alta qualidade. Eles também melhoraram a capacidade de transporte de calor estreitando os canais que permitem que o vapor escape do evaporador e adicionando canais adicionais nas laterais, aumentando assim o número total de canais.
O novo protótipo apresentou uma eficiência de transferência de calor de mais de quatro vezes maior que a versão anterior. O projeto mostrou ser tão eficaz que transportou 10 kW de calor residual por uma distância de 2,5 metros sem usar energia para bombeamento - usando apenas a força capilar gerada pelo pavio. Isso estabeleceu um recorde mundial para o transporte de calor sem energia.
A expectativa é que essa tecnologia pioneira de alá de calor revolução a conservação de energia e a neutralidade de carbono em vários campos. A eficiente recuperação de calor residual das fábricas representa um passo significativo em direção a soluções de energia sustentável.
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