economia

Supremo julga nesta semana denúncia do caso Marielle

Creditos: InfoMoney

O
Primeiro Tribunal Federal (STF) vai decidir na próxima terça-feira se Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa serão considerados réus por assassinato e organização criminosa em relação ao assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018. A decisão será baseada em uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os acusados estão presos desde março devido às investigações sobre o assassinato. Além dos acusados principais, outros também estão envolvidos e presos. Ronald Paulo de Alves Pereira, conhecido como major Ronald, foi denunciado pelo homicídio e acusado de ter monitorado a rotina da vereadora antes do crime.

    A acusação afirma que o assassinato foi ordenado pelos irmãos Brazão e Rivaldo Barbosa para proteger interesses econômicos de milícias e desanimar a oposição política de Marielle, que era filiada ao PSOL. A base da acusação é a delação premiada de Ronnie Lessa, réu confesso da execução dos homicídios.

    O julgamento está previsto para começar às 14h30 e será chamado a julgamento pelo presidente do colegiado e relator da denúncia, ministro Alexandre de Moraes. Após a leitura do relatório do processo, Moraes passará a palavra para o representante da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defenderá o recebimento da denúncia. Os advogados subirão à tribuna e terão uma hora para fazer a defesa dos acusados.

    Os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino votarão sobre a questão após a defesa dos acusados. Os irmãos Brazão e os demais acusados se tornarão réus pelo homicídio de Marielle se três dos cinco ministros se manifestarem a favor da denúncia da PGR.

    A defesa dos acusados argumentou que a denúncia deve ser rejeitada por falta de provas. Domingos Brazão e Chiquinho Brazão defenderam que a Corte não pode julgar o caso em função da presença de um parlamentar nas investigações. Rivaldo Barbosa também defendeu a rejeição da denúncia e afirmou que ele não tem qualquer ligação com o homicídio. Robson Calixto destacou que ele não foi denunciado pela morte de Marielle e que as palavras do colaborador Ronnie Lessa não foram corroboradas pelo Ministério Público. O advogado de Ronald Pereira afirmou que não há provas para a aceitação da denúncia.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Em tempos de IA generativa, fake news continuam a tirar o sono dos executivos

Com o avanço da tecnologia, as fake news se espalham hoje 70% mais rápido, por outro lado apenas 51% dos usuários checam onde surgiram essas notícias antes de passá-las adianteThe post Em tempos de IA generativa, fake news continuam a tirar o sono dos exe
Mais notícias sobre economia
economia

Quina: veja as cinco dezenas sorteadas do concurso 6.464

Prêmio estimado para quem acertar os cinco números é de R$ 1,1 milhãoThe post Quina: veja as cinco dezenas sorteadas do concurso 6.464 appeared first on InfoMoney.
Mais noticias para voce
geral

Troca de alimentos por ingressos para Festa dos Visitantes forma longa fila em escola de Parintins

Este ano, o evento terá como atrações nacionais os cantores Belo e Thiaguinho. Troca de alimentos por ingressos para Festa dos Visitantes forma longa fila em escola de Parintins.Patrick Marques/g1 AMA troca de ingresso por dois quilos de alimentos nã