geral

'Ainda insuficientes'?, diz Fábio Felix após anúncio de vetos no PPCub

Creditos: ÚltimoSegundo

O
deputado distrital Fábio Felix (PSol) criticou novamente o projeto de alteração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), que propõe mudanças trágicas na área tombada da capital federal. Ele ressaltou que as emendas aprovadas pela Câmara Legislativa ainda são insuficientes diante dos problemas presentes no texto, mesmo após o governador Ibaneis Rocha (MDB) ter recuado sobre alguns dos pontos mais polêmicos, como a criação de um camping no fim da Asa Sul e a permissão de motéis nas vias Sul e Norte.

    O parlamentar destacou que o texto aprovado apresenta outros problemas que precisam ser sanados. Ele espera que o governo avance em outras questões e análise também os trechos do texto que trazem ameaças ao meio ambiente, por exemplo. Além das emendas mencionadas, o texto aprovado traz outros problemas que precisam ser sanados.

    Os deputados da oposição, que votaram contra o PPCub, levantaram diversas críticas em relação ao projeto. Eles argumentam que o mesmo precisa de mais discussão, pois afeta a preservação da área tombada de Brasília, pode limitar o uso por todos da orla do Lago Paranoá, além de conceder muitos poderes para a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Urbano, retirando prerrogativas do Poder Legislativo. A votação do projeto foi aprovada, mas as críticas da oposição permanecem presentes.

    O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, afirmou que os “pontos polêmicos” do projeto foram retirados para viabilizar a aprovação da proposta. No entanto, o deputado Fábio Felix e outros parlamentares de oposição apontaram a necessidade de mais discussões sobre o PPCub, já que o projeto afeta a preservação da área tombada de Brasília e pode limitar o uso por todos da orla do Lago Paranoá.

    O projeto também envolve mudanças em várias áreas da cidade, incluindo a permissão de funerárias em postos de combustíveis, a criação de lotes residenciais e complexos hoteleiros nos setores de Clubes Norte e Sul, mudanças no traçado na região W2 Sul e a desconstituição de lotes no noroeste, mesmo em uma área de relevante interesse ecológico. Outras mudanças incluem a construção de comércios varejistas que vendam alimentos, bebidas e cigarro nos setores de Embaixadas Norte e Sul e a construção de prédios mais altos na área de hotéis no setor Hoteleiro Norte e Sul, a poucos metros da Esplanada dos Ministérios.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Estado de SP registra 181 roubos ou furtos de carro por dia; veja quais modelos são alvos dos criminosos

Levantamento aponta que a maioria dos crimes ocorreu em via pública. Carros populares são os mais visados, mas SUV também aparece entre preferidos por assaltantes. Trânsito na Avenida 23 de Maio em São Paulo (SP)RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTAD
Mais notícias sobre geral
geral

Homem armado é baleado pela PM em mais um dia de tensão em Teófilo Otoni

Policial Militar atirou uma vez. Suspeito não corre risco de morte. Homem armado é baleado pela PM em mais um dia de tensão em Teófilo Otoni.Polícia Militar/DivulgaçãoUm homem foi baleado pela Polícia Militar após uma troca de tiros na manhã desta t
Mais noticias para voce
geral

Procurado por 5 crimes é preso na casa de uma de suas mulheres e debocha ao assinar mandados em Teresina

Segundo delegado, Matheus é condenado pelos crimes de roubo, tentativa de homicídio, associação criminosa, corrupção de menores e exploração sexual infantil. Procurado por 5 crimes é preso na casa de uma de suas mulheres e debocha ao assinar mandados