geral

Arquitetura medieval, obras de arte valiosas e móveis luxuosos: veja como é o palácio aberto ao público em Campos do Jordão, SP

Creditos: G1

O
Palácio Boa Vista é um edifício histórico localizado no Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, São Paulo. Inaugurado em 1964 como residência oficial do governador do estado de São Paulo, o prédio passou por uma reinauguração em 1970, transformando-se em um centro cultural aberto para visitação pública. A reinauguração do Palácio Boa Vista também marcou o início do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que ainda é realizado até hoje.

    O Palácio Boa Vista é a residência oficial do governador do estado de São Paulo quando ele está na região da serra. Com uma arquitetura medieval, o edifício reúne dezenas de cômodos e é privilegiado por oferecer uma vista panorâmica da cidade. Jardins enfeitam o local e, dentro do Palácio, há mais de 1.800 obras de arte, que vão do Modernismo ao abstrato. Entre as peças mais valiosas, destacam-se as oito pinturas raras de Tarsila do Amaral.

    O prédio é recheado de mobiliário, tapeçarias, louçaria e prataria valiosas. Entre os principais espaços do Palácio, destacam-se o Pátio Interno, com capacidade para 220 pessoas, e o Salão Nobre, o maior salão com piano e lareira, com capacidade para 120 pessoas. Outros espaços incluem a Sala de Estar, a Sala de Banquetes e a Capela São Pedro Apóstolo, projetada por Paulo Mendes da Rocha.

    O Palácio Boa Vista é um marco histórico e cultural em Campos do Jordão, SP, e uma das principais atrações turísticas da região.

Ver notícia completa...