tecnologia

Comissária da UE critica adiamento da Apple Intelligence na Europa

Creditos: MacMagazine

D
e acordo com a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, a Apple Intelligence, um conjunto de recursos de inteligência artificial generativa apresentado pela Apple na WWDC24, não será lançado inicialmente na União Europeia. Isso ocorre devido à decisão da Apple de adiar a novidade na UE. Para Vestager, essa decisão é uma "declaração impressionante" do "comportamento anticompetitivo" da empresa. Alega que a interoperabilidade exigida pela Lei de Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da UE poderia prejudicar a privacidade e a segurança dos usuários.

    A DMA prevê que sistemas ou recursos considerados gatekeepers (ou seja, que tenham um número de usuários maior que o limite estabelecido pela UE) estejam abertos à implementação de ferramentas por parte de empresas concorrentes — não apenas da empresa que faz e opera o sistema em si. Isso poderia abrir as portas para que a UE exija a permissão de um outro conjunto de recursos de IA no iPhone que não seja a Apple Intelligence.

    Por o iOS ser um gatekeeper, a Apple já foi forçada a permitir a instalação de lojas de aplicativos de terceiros e abrir o NFC dos iPhones para empresas de pagamento concorrentes, por exemplo. Esses recursos já existiam antes da aprovação da DMA — diferentemente da Apple Intelligence.

Ver notícia completa...