ciencia

Como lidar com relacionamentos familiares pouco saudáveis

Creditos: G1 Ciência

A
autora americana Nedra Glover Tawwab, conhecida por seus livros best-sellers, lançou seu mais recente trabalho "Consider this" (Considere isso) em outubro. Seu livro anterior "Sem drama: um guia para gerir relacionamentos familiares pouco saudáveis" já está disponível e tem um tom dedicado que diz "nós somos a resposta, e não as pessoas que não podemos controlar".

    Tawwab afirma que precisar de outras pessoas é saudável, mas se envolver em desordem alheia e esquecer quem você é é não saudável. O livro "Sem drama" é dividido em três partes: a primeira parte foca em identificar a disfunção familiar; a segunda parte discute como administrar relacionamentos com pessoas que não mudam; e a terceira parte aponta formas de solucionar conflitos com pais, irmãos e filhos.

    A autora usa casos de pacientes no começo de cada capítulo e propõe "exercícios" para o leitor no final de cada capítulo. Ela ensina que a família disfuncional é onde abusos, desordem e negligência são aceitos como normas e comportamentos nocivos são ignorados.

    Tawwab reconhece que mudar é a única coisa possível e que reajustar suas expectativas, impor limites e cuidar de si mesmo são a libertação daquilo que você não pode controlar. O ambiente familiar tóxico pode causar problemas de saúde mental como ansiedade, síndrome do impostor, autossabotagem e dificuldade para comunicar necessidades e sentimentos.

    A autora reconhece que mudar é difícil e que quando um paciente lhe pede ajuda para lidar com um problema familiar, sabe que ele está se esforçando para lidar com algo intolerável. Quando não é tratado, o trauma pode ter efeitos duradouros e ser passado de geração em geração.

    Tawwab chama a pessoa que rompe o padrão de disfunção familiar de "quebrador de ciclo". Essa pessoa pode enfrentar represálias por desafiar as normas.

    Tawwab enumera cinco estágios de consciência e ação: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção. Ela enfatiza que abusos e maus-tratos não são um comportamento saudável, não importa o papel que a pessoa tenha em sua vida.

    A autora sugere que as pessoas não arranjem desculpas para coisas que você pode controlar, decidam seguir em frente apesar do que aconteceu, superem ressentimentos, reconheçam que não são perfeitos, pratiquem a assertividade, parem de se comparar com os outros, encontrassem maneiras de cuidar melhor de si mesmo e entendam seus sentimentos e aprendam a expressá-los.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre ciencia
ciencia

'Dragão Ártico' e 'devorador de galáxias': veja concorrentes a fotos do ano do Observatório de Greenwich

Competição recebeu mais de 3.500 inscrições de 58 países. Os vencedores serão anunciados em 12 de setembro. Paisagens cheias de estrelas, a Via Láctea sobre o Telescópio Isaac Newton e auroras boreais em forma de dragão se transformando em dragão est
Mais notícias sobre ciencia
ciencia

Por que 400 kg de sal foram jogados em estrada após região ser afetada por temperaturas abaixo de 0°C?

Nesta semana, a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv) espalhou sal em um trecho de uma rodovia em Bom Jardim da Serra, município do sul do estado. Serra do Rio do Rastro, na Serra de Santa CatarinaPMRv/DivulgaçãoO frio chegou com força