geral

'Faço por amor': diz mulher que já fez mais de 200 partos tradicionais no interior do AP

Creditos: G1

E
la começou a trabalhar como parteira em 1974 e já fez 202 partos. Ela conta que cada situação foi marcante e importante para sua história como parteira. A tradição de ser uma parteira foi passada de mãe para filha, e ela descobriu sua paixão por este trabalho quando ainda era jovem.

    Ela buscou melhorar o serviço ao longo dos anos, modernizando os equipamentos e adquirindo certificados de cursos de parteira. Mesmo sem ganhar dinheiro com os partos, ela continuou a se capacitar e a se dedicar a este trabalho que ama.

    Ela fez a maioria dos partos sozinha, incluindo em outros municípios além de Mazagão. Ela orientava as parturientes sobre os cuidados a serem tomados antes de dar à luz e também cuidados com o bebê após o nascimento.

    Ela tem um caderno de registros onde anota cada uma das crianças em que contribuiu no nascimento. Ela pede aos filhos para anotarem suas histórias e tem um caderninho com receitas de remédios caseiros feitos com plantas medicinais cultivadas em sua própria horta.

    Ela é uma parteira e técnica em enfermagem e é a única na função nas redondezas do município de Mazagão. A tradição de ser uma parteira é passada de geração em geração e ela segue tradições da igreja católica, incluindo a utilização de um amuleto sagrado durante os partos que sempre funciona.

    Durante a entrevista com o G1, ela encontrou um dos seus 202 bebês que ajudou no parto, Francisdalva Silveira, que é uma enfermeira e tem orgulho de ter sido "aparada" por ela.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Prefeitura transfere serviços do Poupatempo para o Centro Cívico a partir desta segunda; veja lista

No novo local não será mais necessário agendamento prévio para o atendimento. Atendimentos na Prefeitura de PiracicabaDivulgação/Prefeitura de PiracicabaA Prefeitura de Piracicaba (SP) transfere, a partir desta segunda-feira (1º), os serviços municip
Mais notícias sobre geral
geral

Avião particular cai em rodovia e deixa 3 mortos no leste de Paris

Acidente teria sido causado pelo contato do avião de turismo, um Cessna, com uma linha de alta tensão. Os dois homens e uma mulher que estavam a bordo morreram. Nenhum carro foi afetado na rodovia, segundo autoridades. Policiais e bombeiros trabalham