economia

Fipe/Buscapé: Preços dos produtos eletroeletrônicos têm queda anual de 6,2% em maio

Creditos: InfoMoney

O
índice de preços do Fipe/Buscapé caíu em maio por 0,81%, o que representa a quinta queda consecutiva. No entanto, a queda anual é de apenas 6,2%, o valor mais baixo da base anual em um ano. Este indicador monitora 47 categorias de eletrônicos e mais de dois milhões de preços por 29 meses.

    O pesquisador da Fipe, Sergio Crispim, atribui a queda dos preços dos eletrônicos a fatores estruturais da indústria, como a comoditização dos produtos, grande escala de produção orientada para o mercado global, intensa inovação e encurtamento do ciclo de vida dos produtos, intensa concorrência e fácil comparabilidade das ofertas.

    Os destaques da queda estão nas categorias de celulares (-13,7%), informática (-10,6%) e áudio e vídeo (-6,6%). Francisco Donato, superintendente-executivo da Mosaico no Banco PAN (detentor das marcas Buscapé e Zoom), atribui a queda contínua nos preços dos dispositivos eletrônicos às inovações e recursos atualizados destes produtos, principalmente nas categorias de smartphones, tablets e computadores. Além disso, os consecutivos lançamentos também impactam os valores dos produtos de maior prestígio com uma contínua queda.

    Por outro lado, o grupo de eletrodomésticos teve uma alta de 4,1% no igual período. Essa subida é explicada pelas menores quedas com a linha branca de produtos (refrigeradores, freezers e lavadoras de roupa) e pela alta de 17% no preço dos aparelhos de ar-condicionado (também pertencentes à linha branca). No entanto, Sergio Crispim atribui o aumento de preços ao descompasso entre a demanda fortemente impulsionada pelas ondas de calor e a oferta negativamente impactada por problemas de logística em Manaus.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre economia
economia

Exportações de relógios suíços caem em meio à desaceleração da demanda chinesa

As remessas caíram 2,2% em valor, para 2,3 bilhões de francos suíços (US$ 2,6 bilhões) em maio em relação ao ano anteriorThe post Exportações de relógios suíços caem em meio à desaceleração da demanda chinesa appeared first on InfoMoney.