tecnologia

INSS reconhece que dados de milhões de beneficiários podem ter vazado

Creditos: TecnoBlog

O
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reconheceu que dados pessoais de beneficiários podem ter sido vazados de seus sistemas durante décadas por meio de logins de servidores de outras instituições públicas que acessavam a base de dados do INSS. Esses servidores se aposentavam, eram exonerados ou pediam demissão, mas os seus logins de acesso aos sistemas continuavam funcionando, sendo usados por terceiros para fins ilícitos. A instituição afirma ter cerca de 40 milhões de pensionistas, aposentados e segurados atualmente.

    O problema é que não há monitoramento dos logins compartilhados com órgãos como a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União. Além disso, os acessos eram feitos somente com login e senha, sem recursos complementares de segurança como certificado digital ou autenticação em dois fatores.

    O vazamento de dados não causou prejuízos aos cofres públicos porque o sistema consultado por outros órgãos não é usado para liberar benefícios. No entanto, pensionistas, aposentados e segurados sofreram prejuízos com empréstimos consignados não solicitados e fraudes relacionadas. Algumas vezes, o empréstimo cai na conta do próprio aposentado, e em outros casos, o dinheiro é depositado na conta de terceiros, configurando uma fraude mais grave.

    O INSS afirmou que tomou medidas, como a suspensão de senhas externas, a implementação de certificação digital e criptografia, e a investigação em andamento. A Dataprev, órgão responsável pela solução, detectou um aumento anormal nas solicitações de informações ao sistema em maio, o que levou à suspensão das senhas externas de acesso ao Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe).

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre tecnologia
tecnologia

Como bloquear o WhatsApp com senha biométrica usando a digital ou Face ID

Colocar senha no WhatsApp é uma forma de adicionar uma camada extra de segurança para proteger sua conta e conversas no aplicativoComo bloquear o WhatsApp com senha biométrica usando a digital ou Face ID
Mais notícias sobre tecnologia
tecnologia

WhatsApp prepara função que permite criar eventos em grupos comuns

WhatsApp já permite criar eventos em grupos de comunidade; em breve, recurso chegará aos grupos regulares do serviço de mensagensWhatsApp prepara função que permite criar eventos em grupos comuns
Mais noticias para voce
economia

Pagamento por aproximação: experiência do cartão vai migrar para o Pix?

Conjunto de soluções sob estudo devem deixar Pix ainda mais absoluto no sistema financeiro, na visão de especialistas; veja quais são The post Pagamento por aproximação: experiência do cartão vai migrar para o Pix? appeared first on InfoMoney.