geral

'Israel está a caminho de se converter num Estado pária', diz ex-embaixador israelense

Creditos: Terra

A
guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza tem causado muita preocupação internacional e críticas ao governo de Israel. O ex-embaixador Alon Pinkas, um dos principais críticos de Israel, afirma que o país corre o risco de se tornar um Estado pária se o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não mudar suas políticas e continuar com a guerra em Gaza. Ele argumenta que Israel não pode se dar ao luxo de continuar sendo visto como um país que impede a ajuda humanitária e que o isolamento internacional pode ser prejudicial para o futuro de Israel.

    Pinkas também menciona que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, alertou que Israel está causando um dano geracional à sua própria reputação e marca. Ele também critica a falta de empatia de Israel em relação à população civil de Gaza e afirma que o país não pode se dar ao luxo de continuar sendo visto como um país que impede a ajuda humanitária.

    Em relação às alternativas à guerra, Pinkas afirma que existiam muitas maneiras de fazer as coisas de maneira diferente, incluindo ameaçar uma invasão e garantir um acordo para libertar os reféns antes de começar a guerra. Ele também menciona que a solução de dois Estados pode ser mais difícil ou mais fácil dependendo de como a guerra termina e que o status quo não pode ser sustentado, o que pode levar a uma solução mais próxima de dois Estados.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Exército israelense diz que vai interromper atividade militar em regiões de Gaza para entrada de ajuda humanitária

Pausa tática, que deve acontecer das 2 horas da manhã (horário de Brasília) às 13 horas, será na estrada que liga a passagem de fronteira de Kerem Shalon - que fica próximo de Khan Yunis - à rodovia Salah al-Din. A distância entre os dois locais é de