geral

Item 16: magia das alegorias do Festival de Parintins unem criatividade e técnica em estruturas gigantes

Creditos: G1

O
Festival de Parintins é um dos maiores festivais folclóricos do mundo e ocorre anualmente na Ilha Tupinambarana, localizada a 369 quilômetros de Manaus. Durante três dias, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido entram na arena, chamada de Bumbódromo, para disputar o título de campeão do festival. Cada boi-bumbá tem 21 itens oficiais, incluindo alegorias, que são elementos cenográficos.

    Os jurados avaliam o item 16 do festival considerando a adequação visual à temática, funcionalidade dos símbolos, harmonia de formas, cores e texturas, e movimentos alegóricos que sempre surpreendem o público. Artistas que compõem as equipes dos bois Caprichoso e Garantido relatam o processo de produção que envolve talento e dedicação.

    Zandonaide Bastos, membro do Conselho de Artes do Boi Caprichoso, fala sobre a relação antiga com o toruo negro e a importância da segurança e da inovação nas estruturas. Neide Lopes, que retorna ao barracão do Garantido após 23 anos, destaca a participação feminina e as surpresas que serão apresentadas no espetáculo preparado pelo Boi Garantido.

    O Festival Folclórico de Parintins é um evento importante para a cidade, que se prepara para receber cerca de 120 mil turistas em 2024, um aumento de cerca de 110 mil turistas presentes em 2023.

Ver notícia completa...

Mais notícias sobre geral
geral

Garantido abre última noite do 57º Festival Folclórico de Parintins revelando segredos da transcendência

Na terceira noite, descendentes de indígenas, europeus e negros, vão cantar e dançar para a noite não engolir o dia, e o bumbá da nação vermelha e branca irá revelar o segredo da transcendência. Porta-estandarte do Garantido, Lívia Christina na últim
Mais notícias sobre geral
geral

Como agia a empresária mineira suspeita de desviar R$ 35 milhões usando cartões de benefícios

Segundo as investigações, Samira Bacha fraudava cartões de benefícios das empresas onde trabalhava. A fortuna ilegal foi conseguida em quatro anos. Veja o passo a passo do golpe. Como agia a empresária suspeita de desviar 35 milhõesSamira Monti Bacha Rodr