geral

Lua alaranjada? Entenda como a poluição e as queimadas influenciam na cor da lua

Creditos: G1

D
urante um período de baixa umidade relativa do ar e tempo seco, a cor da lua é alaranjada ou avermelhada devido à interação da luz da lua com os poluentes concentrados na camada baixa da atmosfera mais próxima da superfície. Com a falta de chuva e vento, a poeira se acumula nessa camada, tornando a cor da lua mais avermelhada. A cor da lua é um indicador da poluição do ar, o que significa que quanto mais poluído o ar, mais vermelho é a cor da lua. A lua também fica mais vermelha ao se encontrar mais ao horizão devido ao reflexo da luz nas partículas de poluição. Outros fatores que podem alterar a cor da lua incluem as condições meteorológicas e o transporte de poluição de outras regiões.

    No entanto, a chegada de frentes frias previstas para essa semana no Vale do Paraíba e região deve trazer chuva e vento, reduzindo a poluição e a poeira na superfície, voltando a lua para sua tonalidade habitual mais clara em tons brancos e dourados.

    Recentemente, houve queimadas preocupantes em várias áreas, incluindo a Vila Guariroba em Guarulhos, onde uma área de mato foi atingida por um incêndio na segunda-feira (24). No domingo, uma área de 8 mil metros quadrados próxima a um condomínio no bairro Araretama em Pindamonhangaba também pegou fogo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 52 focos de queimadas em junho no Vale do Paraíba e região bragantina.

Ver notícia completa...